Conheça as novidades do Android 13 | Venturus

Conheça as novidades do Android 13

O Android 13 já está disponível para o público geral no celular da Google, o Pixel. Nessa atualização, o sistema operacional do Google ganhou novos recursos de privacidade e segurança, melhorias no desempenho e na bateria, além de alguns ajustes estratégicos no design.

Nesse artigo, explicamos as principais mudanças de acordo com cada área. Confira a seguir.

Ícone Android 13

 

Produtividade do desenvolvedor

Ícones de aplicativos com tema

Os fãs de design minimalista vão gostar dessa novidade. Agora, com o Android 13, será possível customizar os ícones de apps a partir de temas e planos de fundo. O novo recurso permite que desenvolvedores incluam versões monocromáticas dos ícones de aplicativos.

Quando a opção de ícones temáticos é ativada, o sistema usa a cor do plano de fundo e o tema escolhido pelo usuário para determinar a tonalidade do ícone monocromático do app.

Estilos no Android 13

 

Melhor experiência do usuário ao copiar e colar

A partir do Android 13, o sistema operacional mostrará uma confirmação visual padrão quando o usuário adicionar conteúdo à área de transferência. Essa confirmação garante de forma visual que o conteúdo foi copiado.

 

Copiar e colar no Android 13

Source: https://developer.android.com/about/versions/13/features

Esse recurso também padroniza as várias notificações exibidas pelos aplicativos após copiar um conteúdo, e oferece aos usuários mais controle sobre a área de transferência. Caso o app permita que os usuários copiem conteúdos sensíveis para a área de transferência (senhas, dados bancários e outros), também será possível inibir a visualização do conteúdo.

 

Pré-visualização do “voltar”

Ainda focado em melhorar a experiência do usuário, o Android 13 introduz um gesto “Voltar” preditivo para os dispositivos, como smartphones, telas grandes e dobráveis. Esse recurso permite que o usuário tenha uma visualização do destino antes que o gesto “Voltar” seja concluído, podendo assim decidir se continua ou não com a ação.

"Voltar" no Android 13

Source: https://developer.android.com/about/versions/13/features/predictive-back-gesture

 

Facilidade para gerenciar as Configurações Rápidas

Ficou mais fácil encontrar e adicionar aplicativos às configurações rápidas. Usando uma nova interface de posicionamento de bloco, o app é capaz de solicitar que o usuário o adicione a um bloco personalizado nas configurações rápidas. Para isso, uma caixa de diálogo pergunta se o usuário deseja adicionar o bloco às configurações rápidas dentro do próprio aplicativo, sem a necessidade de que ele saia da aplicação.

Configurações Rápidas no Android 13

 

Preferências de idioma por app

Novos recursos que facilitam e melhoram a experiência de aplicativos para usuários multilíngues foram adicionadas ao Android 13. Esses usuários  costumam definir um idioma principal para o sistema, mas ainda sentem a necessidade de escolher diferentes idiomas para cada app.

Com base nisso, no Android 13 já é possível melhorar a experiência do usuário ao oferecer suporte para que os aplicativos possam utilizar diferentes idiomas, independente do idioma principal do sistema.

 

Privacidade e segurança

Permissões de notificações para serviços em primeiro plano

Ao negar a permissão para um app exibir notificações, ainda será possível ver mensagens relacionadas a serviços que estiverem em primeiro plano através do Gerenciador de Tarefas de Serviços em Primeiro Plano (FGS), mas não nas gavetas de notificações.

O Android 13 (API nível 33) também permitirá que os usuários interrompam serviços em primeiro plano direto da gaveta de notificações. Haverá uma lista com os apps nativos e a opção de pará-los caso desejado. Uma vez parado, toda a atividade do aplicativo será interrompida e não somente o serviço que estava em execução em primeiro plano.

 

Uso de sensores corporais sem segundo plano

Cada dia mais populares, wearables e smartwatches são muito usados no dia a dia e contam com diversas tecnologias para medir, em tempo real, informações importantes sobre o nosso corpo.

No Android 13, temos um conceito novo chamado de acesso durante o uso para sensores corporais. Ele será utilizado em sensores que medem oxigenação do sangue, frequência cardíaca e temperatura.

 

 Seletor de fotos

Foi incluída uma nova experiência ao seletor de fotos. Ao iniciar o aplicativo, os usuários poderão selecionar imagens e vídeos específicos para serem compartilhados, ao invés de conceder acesso a toda a biblioteca de mídia.

Dessa maneira, o seletor de fotos oferece mais privacidade aos usuários, pois o app não precisa mais declarar nenhuma permissão de execução, oferecendo uma melhor experiência ao usuário.

 

Permissões que podem ser removidas pelo desenvolvedor

Com o Android 13, é possível revogar o acesso a permissões de execução que foram concedidas anteriormente pelo sistema ou usuário. A ideia dessa API é proteger a privacidade do consumidor.

 

Desempenho e bateria

Soluções para consumo de bateria

No Android 13, temos novas medidas para a preservação da bateria, como novas regras para aplicativos que foram colocados em modo restrito pelo sistema, novas limitações para o app quando um usuário o coloca em modo restrito, e novas notificações que alertam o usuário quando um app ou serviço em primeiro plano está consumindo muita bateria.

O sistema poderá colocar um aplicativo em modo restrito caso não tenha nenhuma interação com ele ou caso ele tenha um consumo significativo de bateria nas últimas 24 horas.

Esse cálculo sobre o impacto que o app causa no consumo da bateria é feito levando em conta diversos fatores, como uso em primeiro plano, uso em segundo plano e interações externas com outros aplicativoss, por exemplo.

 

Experiência do usuário

Para apps destinados ao Android 13 e versões mais recentes, o sistema deriva os controles de mídia e de ações PlaybackState, permitindo que o sistema exiba um conjunto mais completo de controles entre smartphones e tablets. Ele também os deixa mais alinhados à maneira como os controles mídia são exibidos em outras plataformas Android, como Android TV e Android Auto.

Controle de Mídia no Android 13

Source: https://developer.android.com/about/versions/13/behavior-changes-13

 

Melhorias na altura de linhas para textos em idiomas não latinos

No Android 13 a exibição de textos em idiomas não latinos, como tâmil, birmanês e tibetano for otimizada, facilitando a leitura. Isso foi possível com a modificação da altura das linhas, adaptando-as conforme o idioma. A altura da linha evita cortes e melhora o posicionamento dos caracteres. Para aproveitar, basta direcionar seu app para o Android 13.

 

APIs Text Conversion

Para idiomas como o japonês e o chinês, os usuários usam métodos de entrada com alfabeto fonético. Geralmente, esse método reduz a velocidade da pesquisa e de recursos como o preenchimento automático.

A partir do Android 13, os apps serão capazes de chamar uma nova API de conversão de texto para que os usuários possam encontrar suas pesquisas de forma mais ágil.

 

Hifenização mais rápida

A hifenização facilita a leitura de texto agrupado e ajuda a tornar a UI mais adaptativa aos diferentes cenários. No Android 13, esse recurso foi otimizado em até 200% (segundo o próprio Google). É possível ativar esse recurso na TextView sem afetar o desempenho da renderização.

 

Fontes vetoriais coloridas

O Android 13 adiciona suporte à renderização de fontes COLRv1 e atualiza os emojis do sistema para o formato COLRv1. COLRv1 é um formato novo de fonte altamente compacto, que é renderizado de forma nítida e rápida em qualquer tamanho.

 

Áudio bluetooth de baixa energia

O áudio de baixa energia é uma tecnologia nova para o formato de áudio sem fio que foi desenvolvido para substituir o bluetooth clássico e permitir novos usos e topologias de conexão, garantindo que os usuários sejam capazes de compartilhar e transmitir áudio entre familiares e amigos, bem como participar de transmissões públicas para os mais diversos fins.

Esse novo formato garante que os usuários possam enviar e receber áudio sem perder a qualidade e também sem consumir muita bateria do dispositivo.

 

Atualizações do OpenJDK 11

O Android 13 iniciou a atualização das bibliotecas principais do Android para se alinhar à versão LTS do OpenJDK 11, com atualizações de biblioteca e suporte à linguagem Java 11 para desenvolvedores de aplicativos e plataformas. As principais mudanças de biblioteca introduzidas no Android 13 também serão disponibilizadas para o Android 12 através de uma atualização do sistema via Google Play.

 

Quando vou ter acesso a essas melhorias?

Segundo o próprio Google, ainda em 2022 marcas como Samsung, Motorola, Xiaomi, Asus, Nokia, Realme e Oppo receberão a atualização do sistema.

A efetividade dessa informação, porém, depende de cada marca de celular, já que elas trabalham com cronogramas independentes de atualização.

O Venturus é especialista em desenvolvimento em Android. Para saber mais sobre nosso trabalho em dispositivos móveis, entre em contato no formulário no fim da página!

 

Veja mais

Entre em contato

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.