Como criar uma rotina de estudos? | Venturus

Como criar uma rotina de estudos?

Manter o ritmo de estudos pode ser bem desafiador, principalmente quando você está buscando dar aquele upgrade nos seus conhecimentos e técnicas para o mercado de trabalho. Sempre aparece aquela dúvida sobre como começar, o que priorizar e como encaixar uma rotina de estudos na sua vida.

Infelizmente, não temos um vira-tempo igual à Hermione para nos ajudar a conciliar os aprendizados com o nosso merecido descanso. Porém, para ajudar, separamos algumas dicas de planejamento, organização e foco. E tudo isso serve para qualquer área, olha só:

Hermione com o vira-tempo

 

Comece definindo um objetivo

O que você quer aprender? Até quando você precisa aprender sobre esse assunto? Essas são duas perguntas-chave antes de começar a definir a sua rotina de estudos. Para evitar grandes frustrações, é interessante que você pesquise sobre o que deseja aprender, as qualificações que uma determinada vaga pede e/ou o que você precisa saber para alcançar um novo nível na sua carreira. Essas informações vão ajudar você a focar nos estudos e manter a sua motivação.

E não se esqueça de fazer um planejamento realista; ou seja, não encha a sua semana com horas dedicadas somente aos estudos. Olhe com carinho para o tempo ocupado pelas suas atividades atuais e não se esqueça de que você precisa de tempo para descansar e se divertir. Respeitar seu tempo e garantir suas horas de relaxamento também fazem parte do processo!

 

Crie metas “alcançáveis”

Quando o assunto é estudar ou fazer alguma outra tarefa mais longa, enxergar o seu progresso é muito importante para se manter estimulado(a), né?

Por isso, após listar o que você quer aprender, é hora de colocar no papel as suas metas, pois são elas que vão ajudar a acompanhar o seu avanço. Essas metas devem “quebrar” o seu processo de aprendizado em pequenas partes, para criar pequenos marcos que poderão ser atingidos rapidamente. Isso manterá sua motivação e garantirá um avanço mais sustentável e bem menos frustrante.

Ao acompanhar seu avanço, você pode usar como exemplo as próprias plataformas de cursos online que mostram quanto de um determinado curso você já completou. Uma ferramenta que pode ajudar na criação de metas e acompanhamento delas é o Trello, um aplicativo de gerenciamento super intuitivo e gratuito.

 

Comece a estudar!

Agora que você já sabe como criar a sua rotina de estudos, é hora de começar a colocar as mãos na massa!

Algumas plataformas de cursos que sugerimos são: Alura, Udemy, Domestika, Ateliê Digital Google e Coursera. Porém, vale o lembrete: não se limite apenas a cursos. Você pode aprender muito com outros formatos de conteúdo como livros, artigos, podcasts, documentários e vídeos.

Independentemente do seu formato favorito, após aprender coisas novas, vale a pena separar um tempinho para colocar seus conhecimentos em prática — esse é um bom jeito de fixar o que você aprendeu. Você pode fazer isso criando um projeto próprio ou participando de eventos que estimulem a prática, como oficinas ou hackathons.

 

Seja persistente, peça ajuda e respeite o seu tempo

Aprender algo novo pode não ser fácil. O importante é não desistir e não ter medo de procurar ajuda. Comunidades, fóruns e até mesmo conexões no LinkedIn podem tirar aquelas dúvidas que o Google não está dando conta de resolver. Com certeza outras pessoas já tiveram a mesma dúvida em outro momento e podem ajudar.

Sabemos que não existe uma fórmula mágica para aprender (mas bem que a gente gostaria, né?). Por isso, pode ser necessário rever o seu planejamento. Afinal, durante o processo, você pode descobrir que um assunto é mais complicado do que parecia, ou, de repente, ele pode não ser exatamente o que você precisava aprender naquela hora. E tudo bem voltar algumas casas se isso for ajudar você a avançar no futuro, tá?

Lembre-se: você não precisa correr para aprender o mais rápido possível; cada um tem o seu ritmo. Aproveite esse momento inicial para criar uma base sólida, pois ela vai fazer toda a diferença quando você for avançar para assuntos mais complexos.

Gostou das nossas dicas para criar a sua rotina de estudos? Continue acompanhando o nosso blog de carreiras para encontrar novas dicas para o seu desenvolvimento profissional. E se estiver em busca de novas oportunidades de trabalho em tecnologia, inscreva-se para receber alertas de vagas do Venturus!

Veja mais
Carreiras
Redação Venturus

Como criar uma rotina de estudos?

Manter o ritmo de estudos pode ser bem desafiador, principalmente quando você está buscando dar aquele upgrade nos seus conhecimentos e técnicas para o mercado
Leia mais »

Entre em contato

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.