Conheça os testes de performance do Venturus | Venturus

Conheça os testes de performance do Venturus

Quando vemos os produtos no mercado, independentemente de qual seja a sua categoria, sabemos que ele chegou às prateleiras após a realização de muitas verificações, incluindo os testes de performance.

A testagem adequada de um item antes de liberá-lo para o público-alvo é indispensável para que erros não aconteçam, garantindo a segurança do seu uso e, claro, a satisfação dos seus usuários.

Então, que tal conhecer os testes de performance da Venturus? Continue a leitura e tire as suas dúvidas!

 

O que são testes de performance?

O objetivo de testes de performance é garantir que os produtos funcionam de forma adequada e segura. Eles avaliam o comportamento e o desempenho de um determinado produto antes de lançá-lo para o público-alvo. Isso é essencial para a satisfação dos usuários.

Eles englobam testes em que há a exposição do produto a situações que imitam o seu uso no dia a dia ou até mesmo contextos mais extremos. Em outras palavras, os itens são submetidos a uma carga considerável de trabalho, aplicada e simulada sempre em um ambiente controlado e monitorado.

Além disso, os testes são fundamentais para manter a reputação da empresa, garantindo que os produtos estejam de acordo com os requisitos e padrões de qualidade daquela marca. É, portanto, um passo indispensável para qualquer lançamento no mercado!

Um bom exemplo disso são entregadores que precisam receber o pagamento de um delivery. Geralmente, eles não tem acesso a  Wi-Fi, de forma que dependem do sinal 2G/3G/4G da rede móvel celular para realizar uma transação financeira.

Com os testes de performance, é possível simular esta rede móvel celular, com total controle de sua potência de transmissão. Isso permite analisar o quão sensível este terminal está ao receber determinado nível de sinal 2G/3G/4G da rede e entender o seu funcionamento em campo.

No Venturus, realizamos testes de performance em smartphones e terminais de pagamento (máquinas de cartão), além de outros dispositivos eletrônicos.

Laboratório realizando teste de performance em smartphone

 

Quais são as vantagens?

Através dos testes, encontra-se falhas que permitem que o produto seja corrigido, com alterações que melhoram a sua performance e reduzem bugs e outros possíveis danos ao seu desempenho.

A partir da testagem adequada, é possível identificar falhas e problemas no desenvolvimento dos produtos. Assim, os ajustes necessários podem ser feitos e testados posteriormente, fazendo com que o produto lançado seja o mais próximo possível das demandas e expectativas da clientela e, consequentemente, dos seus objetivos de uso.

Algumas das vantagens da realização de testes de performance são:

  • geração de insumos para ajustes;
  • aprimoramento contínuo do produto;
  • melhor compreensão do produto;
  • adequação do produto quanto à sua capacidade, qualidade e confiabilidade;
  • melhora da confiança do cliente;
  • manutenção da reputação da empresa, entre outros.

 

Quais são os tipos de testes de performance?

Há vários tipos de testes de performance. A sua escolha dependerá de inúmeros fatores, como o objetivo daquele produto, o seu material, os seus riscos e muito mais.

No caso de equipamentos como smartphones e terminais de pagamento, os testes mais comumente empregados são:

  • teste de estresse: o produto é submetido a cenários variados de teste para verificar se ele vai travar ou apresentar algum problema de performance ligado ao uso excessivo ou situações extremas;
  • teste de configuração: são testados cenários sob configurações distintas, com o objetivo de descobrir o comportamento e o desempenho do produto em situações variadas.

 

Antes dos testes

Agora, é hora de falarmos sobre os testes de performance da Venturus! Eles são condicionados a partir de determinados pilares:

  1. Planejamento: é um dos mais importantes fatores envolvidos em nossos testes de performance. A partir de uma boa estruturação das etapas que serão seguidas nele e com uma boa organização do que será feito, é possível reduzir o percentual de falhas e problemas na hora do teste;
  2. Escolha de equipamentos: faz parte do planejamento, mas tem uma atenção especial dentro dessa organização. Escolher as estratégias perfeitas para o teste de cada produto é importante para que o resultado final não seja prejudicado, sendo fidedigno e adequado para o lançamento daquele produto no mercado.

A Venturus está no mercado há mais de 20 anos e traz, em sua experiência, diferenciais para o mercado de homologação e certificação de produtos de telecomunicações do país. Nossos laboratórios foram desenvolvidos para conduzir testes precisos e que seguem as principais orientações do setor em todo o mundo.

Saiba mais sobre os testes a seguir!

 

Quais são os testes de performance realizados pela Venturus?

De modo geral, as estratégias utilizadas são:

  • ensaios funcionais para as tecnologias de celulares 2G, 3G, 4G e 5G (Attach/Detach na rede, ativação/desativação de contexto PDP na rede etc.);
  • ensaios funcionais para Wi-Fi (verificando conexão em rede segura/não segura, contingência, provisionamento de IP etc.);
  • testes de performance para baterias e carregadores (como análise de consumo de corrente, tempo de carregamento/descarregamento etc.);
  • ensaios paramétricos de radiofrequência (validando potência de transmissão, erro de fase e frequência etc.);
  • ensaios climáticos (estresse em altas e baixas temperaturas, em diferentes níveis de umidade etc.);
  • ensaios de pré-homologação da ANATEL, baseados em normas nacionais e internacionais, entre outros.

Como os testes conduzidos são mapeados, há a geração de dados que permitem a análise e, claro, a posterior correção das falhas identificadas durante as testagens.

 

Com o uso da tecnologia, conseguimos controlar os equipamentos e fazer uma simulação precisa dos diversos cenários aos quais os nossos produtos podem estar expostos. Assim, os requisitos normativos são atendidos e os serviços se tornam mais eficientes a cada novo desenvolvimento!

Gostou de saber mais sobre os testes de performance da Venturus? Esperamos que sim! Agora que você tem esse conhecimento, não deixe de sempre buscar esse tipo de diferencial na hora de adquirir novos produtos para a sua empresa.

Ficou interessado? Então, não deixe de entrar em contato com a equipe Venturus! Estamos à disposição para ajudá-lo na aquisição de boas soluções para o seu dia a dia e, claro, no esclarecimento de qualquer dúvida sobre o assunto. Aguardamos a sua mensagem!

Veja mais
Carreiras
Redação Venturus

Como criar uma rotina de estudos?

Manter o ritmo de estudos pode ser bem desafiador, principalmente quando você está buscando dar aquele upgrade nos seus conhecimentos e técnicas para o mercado
Leia mais »

Entre em contato

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.