Desenvolvimento de software: principais carreiras | Venturus

Desenvolvimento de software: principais carreiras

Descobriu que a área de tecnologia foi feita para você, se interessa por desenvolvimento de software, mas não sabe muito bem por onde começar? Hoje, vamos bater um papo sobre as muitas possibilidades do universo de software.

Pois é, diferentemente do que muitos acreditam, o desenvolvimento de softwares é muito plural e precisa que profissionais com diferentes expertises — desde QA ao UI/UX design — trabalhem juntos para garantir melhores produtos. Vamos dar uma olhada nas principais opções para a sua carreira?

 

1. Programação

Programação geralmente é a primeira possibilidade de carreira que costuma vir na mente quando falamos de desenvolvimento de software, né? Os programadores são responsáveis por criar, desenvolver e fazer a manutenção de softwares.

São pessoas que dominam a lógica de programação e conhecem diversas linguagens como Java, JavaScript, Node, Kotlin, Swift, entre outros.

Pela programação exigir uma expertise que muda a todo tempo, é necessário criar o hábito de estudar e acompanhar as novidades de mercado durante toda a carreira na área. Os desafios são muitos, mas se você realmente curtir programar, pode ser o caminho certo para seu futuro profissional.

 

2. Teste de software e Quality Assurance (QA)

Um software precisa passar por diversos testes durante e até mesmo após seu desenvolvimento.

O profissional de testes participa deles e ajuda a encontrar problemas e propor soluções que deixarão o produto final muito mais completo e eficiente. Por isso, costuma ser uma boa opção para pessoas que são mais detalhistas.

Para iniciar a carreira de testes, é fundamental se aprofundar nos critérios de qualidade. A partir deles, dá para ter uma noção dos conhecimentos que são necessários para conseguir identificar erros e melhorias ao longo da testagem.

Também é válido mencionar que todo software é desenvolvido com base em requisitos, que podem ser dados por um cliente ou um gestor.

Assim, quem ajuda a garantir que o produto final esteja de acordo com as orientações passadas é o profissional de testes/QA, que, em alguns casos específicos, também pode receber o nome de “analista de requisitos”.

É uma grande responsabilidade, né? Por isso, para seguir essa carreira, é fundamental ser analítico e saber se comunicar de forma assertiva com as pessoas para dar feedbacks da melhor forma possível.

 

3. UI/UX Design

Por fim, encerramos nossa lista das principais carreiras em desenvolvimento de software com essa super expertise, que une a experiência do usuário à criatividade e inteligência do design. UI/UX designer trabalha para entregar soluções que vão muito além da beleza e trazem elementos cuidadosamente planejados para tornar a experiência do usuário muito mais agradável.

Para entregar os melhores resultados, o UI/UX designer precisa, além de saber as técnicas e conhecer programas que irão ajudar na criação dos designs, entender sobre o comportamento do usuário.

Alguns profissionais dessa área até optam por ir além e aprender um pouco sobre neurociência aplicada a UX. Bacana, né?

 

O que fazer após escolher qual carreira seguir em desenvolvimento de software?

Comece pesquisando cursos e informações sobre os conhecimentos básicos que você precisa ter para iniciar a carreira com a qual você se identificou. E, se ainda tiver dúvidas, vale a pena entrar em contato com algum profissional da área.

O importante é focar no seu objetivo, estudar bastante e não desistir do seu sonho de trabalhar com desenvolvimento de software, mesmo que decida mudar de foco no futuro.

As possibilidades são muitas e, conforme for somando aprendizados, você poderá mirar em outros cargos além desses que falamos por aqui.

No Venturus, por exemplo, temos: arquiteto(a) de software, agile leaders, tech leads, gerentes de desenvolvimento, head de tecnologia, head de produto, entre outros. Todos esses são cargos e papeis de liderança que operam na condução de projetos, produtos, negócios e pessoas.

Curtiu nossas dicas? Aproveite para conferir o restante do nosso conteúdo sobre carreiras e ativar nosso alerta de vagas para saber quando houver oportunidades em desenvolvimento de software aqui no Venturus. 💜

Veja mais

Entre em contato

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.