Desenvolvimento mobile: por onde começar? | Venturus

Desenvolvimento mobile: por onde começar?

Você sabia que o desenvolvimento mobile tem muitas possibilidades? Apesar do nome parecer uma coisa só, na verdade, os profissionais da área podem se especializar em diferentes sistemas e frameworks (plataformas com códigos prontos usadas para desenvolver softwares e aplicativos), seguindo o caminho com o qual mais se identificam.

E quais são essas possibilidades? Atualmente, o Android e o iOS representam 99% de todo o marketshare mobile. Além das opções de sistemas, existe ainda um universo de possibilidades nos frameworks de desenvolvimento mobile disponíveis — cada um deles com as suas particularidades, vantagens e desvantagens.

Há muitas opções para você trilhar o seu caminho no desenvolvimento mobile. Por isso, se você já sabe que tem o perfil para a área de tecnologia e quer começar a sua jornada como dev mobile, separamos algumas dicas para você dar início a essa nova fase na sua carreira. Dê uma olhada:

 

Antes de começar

Independentemente de qual for o seu foco de desenvolvimento, saber como funciona a lógica de programação fará toda a diferença. Afinal, essa lógica é a base de qualquer linguagem, seja ela para desenvolvimento iOS ou Android.

Sem contar que, ao dominar esse conhecimento, você poderá assimilar novas linguagens com muito mais tranquilidade e terá muito mais rapidez ao expandir seu conhecimento em desenvolvimento mobile. Vale a pena, né?

 

Escolha um direcionamento

Após criar uma base para seus novos aprendizados com a lógica de programação, é hora de escolher em qual (ou quais) sistemas operacionais mobile você irá se aprofundar. Antes de decidir, também vale muito a pena usar sites como o Glassdoor para pesquisar salários e saber qual é o nível de procura do mercado por especialistas em cada sistema.

Após escolher o(s) sistema(s) do seu interesse, você poderá pesquisar também quais são os frameworks mais adequados para seus objetivos. React Native, Flutter e Ionic, por exemplo, são alguns exemplos híbridos que permitem que você desenvolva para diferentes sistemas ao mesmo tempo.

Outra coisa a ter em mente é que alguns sistemas operacionais exigem o uso de outros sistemas para o seu desenvolvimento. No caso do iOS, por exemplo, é necessário ter um computador que rode o MacOS (mas calma, que neste caso, talvez não seja necessário trocar todo o seu setup. O site hackintosh pode ajudar com isso 😉). Por isso, vale confirmar se você tem ou pode adquirir os recursos necessários para se aprofundar no desenvolvimento para um sistema mobile específico.

 

É hora de começar a estudar

GIF de gato digitando em um notebook

Agora que você escolheu qual direção seguirá nesse começo da sua carreira, pesquise  quais são os cursos introdutórios disponíveis por aí. Na internet, você pode encontrar muitas opções de qualidade em sites como Code Academy, Coursera, Udemy, KhanAcademy e Ray Wenderlich. Para Android, também recomendamos os cursos da Udacity e do Google CodeLabs.

Outra alternativa é contar com a documentação oficial de cada tecnologia, que inclui guias para iniciantes e uma trilha recomendada pelos próprios devs do framework. Alguns exemplos de sites nessa linha são:

Seja qual for a forma de aprendizado que você escolher, o importante é estabelecer uma rotina de estudos e não desistir da sua jornada.

 

Coloque em prática o que você aprendeu

Mesmo no começo, é muito importante colocar em prática o que você aprendeu nos cursos e tutoriais. Vale a pena fazer até um projeto seu, usando uma API com código aberto como o Reddit, o Imgur e o Open Weather Map. Ver projetos ganhando vida vai ajudar você a ter muito mais ânimo para continuar, além desse exercício te permitir fixar melhor seus novos conhecimentos.

Esperamos que nossas dicas te ajudem a dar os primeiros passos nessa carreira cheia de possibilidades! 💪

 

Que tal aproveitar que você leu até aqui e se inscrever para receber nossas oportunidades em primeira mão? A sua primeira experiência em desenvolvimento mobile pode estar aqui no Venturus.

Veja mais
Carreiras
Redação Venturus

Como criar uma rotina de estudos?

Manter o ritmo de estudos pode ser bem desafiador, principalmente quando você está buscando dar aquele upgrade nos seus conhecimentos e técnicas para o mercado
Leia mais »

Entre em contato

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.