Eu tenho perfil da área de tecnologia? | Venturus

Eu tenho perfil da área de tecnologia?

A área de tecnologia está em crescimento e tem um espaço enorme para profissionais que querem começar a atuar em alguma das frentes desse universo. Universo que, diferentemente do que muitos acreditam, vai muito além da programação.

Por ser uma área tão ampla, vale afirmar que a tecnologia é multidisciplinar. Pessoas desenvolvedoras, analistas de testes, arquitetos de software, designers, scrum masters e analistas de dados são apenas alguns dos muitos profissionais que podem compor equipes focadas em tech.

Ainda está em dúvida se a tecnologia tem um espaço para você? Vamos ajudar você a descobrir mais.

 

Afinal, existe um perfil comportamental certo para a área de tecnologia?

Aquele antigo estereótipo de que pessoas da área de tecnologia são sempre introspectivas não é uma regra. Pelo fato da tecnologia ter infinitas possibilidades e precisar de profissionais com conhecimentos variados, há, também, espaço para pessoas com diversos perfis comportamentais. Por isso, seja você uma pessoa mais extrovertida ou introvertida, existe, sim, um lugar na tecnologia para você.

Vale ressaltar que empresas de tecnologia estão cada vez mais reconhecendo o poder de ter uma equipe diversa em todos os aspectos, não somente no âmbito comportamental. Pessoas variadas têm vivências distintas e podem ajudar a encontrar soluções criativas que equipes mais homogêneas provavelmente não encontrariam com tanta facilidade. Bacana, né?

No final, o que realmente importa é se você tem — ou não — alguma das principais habilidades e atitudes que profissionais de tecnologia precisam ter para encarar os desafios dessa área.

 

Quais habilidades e atitudes a área de tecnologia demanda?

Bons profissionais de tecnologia podem até ter perfis comportamentais um pouco diferentes, mas eles costumam ter atitudes e hábitos bem parecidos no dia-a-dia.

Ser uma pessoa curiosa, lógica, organizada e com muita vontade de aprender faz parte dessa rotina e podemos garantir que isso faz toda a diferença.

Abaixo, contamos quais são as soft e hard skills que você realmente precisa para tirar os desafios da área de tecnologia de letra.

 

Organização é fundamental

Ao trabalhar com tecnologia, você precisará lidar com diversas metodologias e ferramentas de organização. Isso porque, além do hábito da organização ser necessário por si só, equipes de tecnologia costumam ter como parte do seu dia-a-dia várias ferramentas de gestão de tarefas como o Trello, Jira e o Asana, além de metodologias ágeis como o Scrum.

Você não precisa se familiarizar com tudo isso agora, mas é interessante entender o básico para ter um norte, caso decida iniciar a sua jornada em tech.

 

É preciso saber trabalhar em equipe

Tudo bem, existem profissionais da área de tecnologia que trabalham sozinhos, mas o trabalho em equipe costuma fazer parte da rotina da maioria. Por isso, é essencial que você busque desenvolver suas soft skills relacionadas a essa dinâmica.

Proatividade, comunicatividade, paciência, colaboratividade e senso de pertencimento são realmente muito importantes e permitirão que você alcance melhores soluções com seus colegas, além de diminuir (e muito!) o ruído nas comunicações entre vocês.

Sem essas habilidades, a experiência de trabalhar em uma equipe de tecnologia se torna bem mais difícil.

 

Ter um olhar analítico faz toda a diferença

Ser analítico é uma das coisas mais importantes para quem quer trabalhar com tecnologia. Esse olhar permitirá que você olhe para cada processo e entrega de forma objetiva, removendo “achismos” e crenças pessoais do processo.

Isso traz uma enorme vantagem no momento de identificar pontos de melhoria, sem contar que, com esse lado analítico bem desenvolvido, você encontrará soluções assertivas com muito mais facilidade.

 

É necessário saber resolver problemas de forma lógica

Assim como todas as áreas, a área de tecnologia lida com problemas e desafios diariamente. Mas, para tirar o melhor de tudo isso, é muito importante ter calma e saber observar os acontecimentos de maneira lógica, sem se deixar abater. Afinal, com uma rotina tão agitada e dinâmica como a de um profissional de tech, não há dúvidas de que o raciocínio lógico é o melhor meio para encontrar soluções eficazes com mais rapidez.

 

Saber matemática torna tudo mais fácil

Mesmo que você opte por trabalhar em um ramo da tecnologia que não exija tanto o uso direto de matemática, ter uma base sólida desse conhecimento fará toda a diferença. O conhecimento matemático favorece muito o pensamento lógico que falamos anteriormente.

Além disso, a matemática também ajuda a lidar com dados, estatísticas e sistemas numéricos — e todos esses fazem parte da vida de quem trabalha com tech, em maior ou menor grau.

 

Mantenha-se em dia com novidades da área

Você costuma estudar e se atualizar profissionalmente? Se a resposta for não, vale começar a separar algumas horas da sua semana para criar esse hábito. É preciso ter em mente que a área de tecnologia é extremamente dinâmica. Atualizações nas linguagens de programação, novas metodologias e ferramentas surgem o tempo todo.

Por isso, não dá para deixar os estudos de lado, né? A boa notícia é que existem conteúdos úteis em diversos formatos — desde podcasts a artigos — que poderão ser seus grandes aliados se você apostar na carreira em tecnologia.

 

Faça conexões

A comunidade de tecnologia é bastante colaborativa. Não tenha medo de interagir e tirar dúvidas! Se você tiver um perfil mais reservado, isso pode até soar um pouco assustador, mas saiba que é bem comum ver pessoas nessa área buscando outros profissionais para trocar aprendizados.

Por isso, se relacionar e conhecer pessoas que possam ajudar na sua trajetória será relativamente simples. E o melhor: contar com as dicas de pessoas mais experientes certamente deixará a sua jornada mais fácil.

 

“Apenas busquem conhecimento”

ET Bilú "Apenas busquem conhecimento"

Já dizia o ET Bilú em 2010: busque conhecimento.

Se você realmente quer trabalhar na área de tecnologia, não se assuste se, ao longo desse artigo, você tiver encontrado uma grande quantidade de habilidades que precisa aprender.

Seja uma pessoa curiosa: pesquise, informe-se e aprimore as hard e soft skills mais importantes para atuar na área. Dessa forma, você terá uma boa base para começar e poderá se tornar um grande profissional futuramente.

Descobriu que a área de tecnologia é para você e está em busca de um ambiente que te ajude a se desenvolver? Cadastre-se no alerta de vagas do Venturus para receber avisos sempre que novas oportunidades aparecerem por aqui.

Veja mais
Design
Vinicius Felix

Princípios de Design de Interação

Os princípios de Design de Interação permeiam nossas vidas de diversas formas. Quando nós interagimos com um produto, precisamos descobrir como ele funciona. Isso significa
Leia mais »

Entre em contato

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.