Tecnologias que vão mudar para sempre o seu veículo

automotivo

Automóveis e tecnologia têm tudo a ver, certo? Aqui no Brasil, a indústria automobilística representa cerca de 22% do PIB total brasileiro. Mas você sabe dos últimos avanços tecnológicos na área automobilística? Nós te ajudamos e trouxemos um resumão do que você precisa saber sobre esse cruzamento de áreas.  

AUTOMOTIVO

Cadê o carro autônomo?

Os carros voadores não chegaram – ainda  mas, enquanto isso, vamos nos divertir com as tecnologias automotivas que vão transformar o nosso carro comum em um autônomo.

 Segundo o SAE, existem níveis de carros autônomos que vão de 0 a 5, sendo que o primeiro nível seria um carro sem nenhum tipo de automação e o 5 um carro totalmente autônomo, sem interação humana.  

A cada ano e novo lançamento de carro, o setor automotivo brasileiro traz alguma novidade relacionada à automação de carros. Sensor de ré, estacionar sozinho, acender os faróis sem nenhum clique do motorista e por aí, mas em outros países os carros estão chegando perto dos últimos níveis da escala. Na Europa existem carros com sensores que não deixam o carro cruzar a faixa sem que o motorista ligue a seta, ou câmeras e sensores que enxergam o carro à frente e controlam a velocidade do carro para que você não fique tão próximo do carro da frente, diminuindo o número de acidentes.  

Carros elétricos e híbridos

O meio ambiente também é pauta para os fabricantes de automóveis, tendo investimento, cada vez maior nos carros elétricos e híbridos. As primeiras ideias e protótipos foram desenvolvidos nos Estados Unidos e Japão, países em que a indústria automotiva estava preocupada com o fim do petróleo, uma fonte que, além de prejudicar o meio ambiente, vem ficando mais caro a cada ano.  

As tecnologias por trás dos veículos elétricos estão não só nos equipamentos, mas nos softwares por dentro do carro que auxiliam a melhorar a qualidade de funcionamento do carro. Hoje em dia, a principal discussão é a potência do carro elétrico que não é compatível ao carro à combustão, mas isso pode ficar pra trás com o desenvolvimento de programas e equipamentos adequados.  

Além disso, existem os carros híbridos e que utilizam outro tipo de energia para o funcionamento como as renováveis (biocombustível, etanol etc.) ou com sistemas de propulsão alternativas (elétrico, células de combustível, hidrogênio etc). 

Desenvolvimento Venturus

Ter informações do veículo online, prover diagnóstico do perfil do motorista e saber a localização exata são desejos de várias empresas e indivíduos. Nosso time de inovação desenvolveu um dongle OBD-II que permite ler as informações do veículo (via CAN e K-Line) e transmite via rede de celular (2G, 3G, LTE/CAT-M) para a Nuvem.

Além disso, informações do dongle, como a localização via GPS e o acelerômetro, podem ajudar a traçar o perfil do motorista. Esse dispositivo ainda dispõe de conectividade Bluetooth e Wi-Fi, protegido por um módulo de segurança, garantindo a integridade do automóvel.  

E você já ouviu falar de Android Auto? Quando falamos em smartphones e veículos, uma das principais preocupações é a atenção dos motoristas. Pensando nisso, o Google lançou o Android Auto que permite que os aplicativos utilizem a interface multimídia dos próprios automóveis. Na Venturus, usamos nosso know-how em Android para criar aplicativos Android Auto que integram mercado automotivo, mobilidade segura e facilidade de uso.  

Veja mais
Tecnologia
Evandro Capovilla

Alexa: você sabe o que é uma Skill?

A tão aguardada assistente virtual da Amazon chegou ao Brasil. A Alexa foi lançada em outubro e já chegou com diferentes modelos e Skills. Cada dispositivo tem suas particularidades — por
Leia mais »

Ficou interessado?

Com a nossa expertise aplicada em diversos mercados, estamos preparados para encontrar e compreender o problema dos nossos clientes e parceiros, cocriando a melhor solução.

Que tal a gente conversar mais um pouco?

 

Campinas / SP - Brasil

Estrada Giuseppina Vianelli di Napolli, nº 1.185
Condomínio GlobalTech Campinas
Polo II de Alta Tecnologia
CEP 13086-530 – Campinas – SP
+55 (19) 3755-8600

Bitnami