O que vem por aí com Indústria 4.0

manufatura

O termo Indústria 4.0 vem aparecendo muito por aí, mas você sabe o que ele realmente significa? Como muitos sabem, existiram diferentes revoluções industriais que mudaram a maneira de produzir algum tipo de produto e que foram adaptados para outras, se não todas, áreas da manufatura e linhas de montagem.

Hoje em dia, estamos na Indústria 4.0, conhecida também como a quarta revolução industrial, que é a implementação da alta tecnologia na linha de produção. Existem muitos exemplos de aplicações, por isso, fizemos uma lista para você entender como cada tecnologia pode ser utilizada na manufatura.

MANUfatura

Tecnologias aplicadas

Aqui na Venturus, estamos sempre em busca das tecnologias futuras que serão tendência no mercado.

Para isso, desenvolvemos o Radar Venturus, um estudo onde um grupo de Ventureiros levanta as tecnologias que mais serão utilizadas nas nossas principais verticais.

Por isso criamos uma lista das tecnologias que virão com tudo para o nosso mundo!

  • Smart Space
Tradução de “Espaços Inteligentes”, são locais com sistemas embarcados, ou seja, softwares que conversam entre si e criam um ambiente interativo. Esse tipo de espaço é mais conhecido nas residências, que utilizam principalmente a IoT (Internet das Coisas) para funcionar, mas os programas para a instalação nas indústrias que se integram vêm crescendo. Um exemplo são softwares que monitoram a temperatura, umidade e circulação de ar de galpões onde existem estoques de produtos. O software consegue “conversar” com os diferentes equipamentos para equilibrar o ambiente. Já pensou, fábricas inteligentes?
  • Smart Robots

Que os robôs já estão entre nós é um fato, mas aqui eles não são apenas robôs que executam um movimento repetitivo ou de força, eles também pensam e tomam decisões utilizando a inteligência artificial. Alguns exemplos são robôs na área de empacotamento que fazem paletização e rastreamento, robôs AGV (autonomous guided vehicle) que transportam material pelo chão da fábrica e robôs para inspeção de qualidade de peças. Lembrando que todos eles tomam decisões através da Inteligência Artificial.

  • Digital Twin

Traduzindo para o português, o gêmeo digital é utilizado em muitas áreas, principalmente na Manufatura. A implementação consiste em uma réplica virtual de alguma máquina da linha de produção, por exemplo, em que é possível fazer testes antes de aplicar no objeto real. Com o Big Data da máquina, é possível simular como será a reação em tempo real e então tomar a decisão de mexer no objeto real. Esse tipo de tecnologia também pode ser aplicado em processos.

  • Robô Colaborativo

Uma das principais características a ser destacada é a viabilidade de inserir estes robôs ajudantes entre os colaboradores para executar tarefas de alta repetição. Os maiores empregadores de robôs são os setores automotivos e de eletrônicos. Há uma crescente demanda também nos setores de metalurgia, química, alimentícia e farmacêutica.

  • Digital Manufacturing

A automação industrial nada mais é do que a junção de várias tecnologias para que a linha de produção seja totalmente automatizada. Um exemplo é a indústria paperless que, com ajuda de softwares, Big Data e integração com a Nuvem, torna todos os processos de verificação e validação digitais, sem qualquer necessidade de imprimir papel! A natureza agradece.

Transformando com a Venturus

A Venturus possui um time especializado em automação industrial e pode fazer hoje por você a análise crítica do processo, projeto e implantação de tecnologias para automação da sua linha de manufatura. Muitas vezes existem oportunidades de melhoria que não estão explícitas e um time especializado consegue identificar rapidamente através de estudos e análise de dados.

Um grande cliente da região de Campinas nos procurou para ajudarmos no desenvolvimento de uma solução de manutenção preventiva. Eles precisavam de uma solução que realizasse uma manutenção preventiva antes que a máquina parasse, afetando toda a linha de produção. Reunimos nossa equipe, que utilizou as tecnologias de Tags NFC, Sistema Web e aplicativo Android para solucionar o problema. Na aplicação Web, os gestores da indústria registram quais são as manutenções, quando devem ser feitas e o responsável; as Tags NFC foram coladas nas máquinas que devem ter manutenção realizada e o app Android no celular possui todo o processo de manutenção que a pessoa precisa realizar.

Já pensou em automatizar sua linha de produção?

Vamos cocriar a melhor solução para a sua realidade? Vem desenvolver o futuro com a gente! 😉

 

Veja mais
Tecnologia
Evandro Capovilla

Alexa: você sabe o que é uma Skill?

A tão aguardada assistente virtual da Amazon chegou ao Brasil. A Alexa foi lançada em outubro e já chegou com diferentes modelos e Skills. Cada dispositivo tem suas particularidades — por
Leia mais »

Ficou interessado?

Com a nossa expertise aplicada em diversos mercados, estamos preparados para encontrar e compreender o problema dos nossos clientes e parceiros, cocriando a melhor solução.
Que tal a gente conversar mais um pouco?

Campinas / SP - Brasil

Estrada Giuseppina Vianelli di Napolli, nº 1.185
Condomínio GlobalTech Campinas
Polo II de Alta Tecnologia
CEP 13086-530 – Campinas – SP
+55 (19) 3755-8600

Bitnami