Avanços Tecnológicos Aplicados à Saúde

saude
A medicina é uma das áreas que mais tem recebido avanços tecnológicos a cada dia, desde o diagnóstico e prevenção até o sistema de gestão médica, auxiliando o profissional de saúde e as vidas dos pacientes. 
 

Nos hospitais, clínicas e consultórios do futuro – não tão distante – os prontuários eletrônicos serão algo básico se comparados aos aparelhos que estarão disponíveis aos profissionais da área para a realização de exames, diagnóstico e cura de doenças, sejam elas quais forem. 

saúde

O futuro da medicina

Separamos algumas novas tecnologias que vão mudar a prática médica. A saúde pode se beneficiar, e muito, dos avanços da tecnologia no setor.

  • IoT (Internet of Things)

A Internet das Coisas já está em todo lugar e na medicina não seria diferente. Essa tecnologia ajuda os profissionais da saúde no quesito integração entre equipamentos. A IoT na saúde funciona através de sensores e monitores, uma das suas aplicações pode ser na geladeira de vacinas, monitorando a quantidade de vacinas, temperatura e a validade.

  • Chatbot

Que tal fazer um agendamento online sem nenhum problema? Essa é só uma das várias aplicações que a inteligência artificial pode ter na área da saúde. Será possível conversar com o chatbot que auxiliará nos primeiros diagnósticos para encaminhar o paciente para o médico mis adequado. Além disso, o chatbot pode ser usado nas instituições de saúde para auxiliar o médico através de análise de imagem e diagnósticos precisos. 

  • Digital Twin

Muito se fala sobre a tecnologia na saúde e os benefícios que realmente farão a diferença na vida do paciente. Já pensou chegar em um hospital e, apenas com o seu CPF, por exemplo, ter todo o seu histórico médico para que o médico analise? O seu “eu virtual” pode ser chamado de Digital Twin e, com ele, o médico pode analisar as reações de algum tipo de medicamento no seu corpo, ou quanto tempo seria necessário para você se recuperar de uma cirurgia, tudo isso com a ajuda da tecnologia.

  • Big Data

Como viram no Digital Twin, o Big Health Data será responsável pelo armazenamento de todas as suas informações para que o médico consiga ver o seu histórico e até calcular a probabilidade de solução da doença dependendo do tipo de medicamento utilizado. Não seria demais? Sem preocupações com efeito colaterais. 

  • Telemedicina

E que tal ter o resultado de uma ressonância magnética em qualquer lugar que você estiver? Com a chamada Telemedicina, a clínica não precisará imprimir o exame e te entregar, tudo estará na nuvem e, tanto você quanto o seu médico, poderão ter acesso. 

Nossas soluções

Nós da Venturus já somos conhecidos pelas ideias inovadoras e parcerias fortes com empresas de diferentes ramos, e com a área de saúde não seria diferente. Temos a capacidade e expertise para auxiliar na criação de soluções inovadoras na medicina. O nosso objetivo é cocriar com nossos parceiros através do Design centrado no humano utilizando as tecnologias de ponta que existem. Ficou curioso sobre o que fazemos? Então vamos lá.

Em parceria com a Canon nós desenvolvemos o software chamado Print Server. O projeto consistiu em desenvolver um sistema capaz de receber imagens enviadas dos equipamentos médicos, tais como ressonância, tomografia, ultrassom, raio x, ou mesmo de um servidor PACS e imprimir tais imagens em impressoras convencionais, ou seja, as mesmas utilizadas em escritórios ou em casa, mas com recursos adicionais como a possibilidade de selecionar múltiplos layouts de impressão, permitir pequenas edições de imagem antes da impressão, além da customização de cabeçalhos e rodapés.   

E nossa parceria com a Canon não ficou apenas nesse projeto, fomos parceiros na realização do Innervision, um hardware capaz de monitorar os equipamentos médicos de qualquer lugar que a pessoa esteja. Para esse tipo de inovação, a tecnologia de IoT é utilizada, ou seja, no equipamento são instalados vários sensores que, através do hardware Innervision, torna possível acompanhar o status da máquina, quando ela precisa de manutenção, entre outras informações que, através do cruzamento de dados dos sensores, torna possível de se obter. 

Veja mais
Utilities
Frederico Gonçalves

Tendências 2020: Setor de Energia

Tradicionalmente a energia elétrica é gerada de forma centralizada, em grandes usinas, como a hidrelétrica de Itaipu, e, então, transmitida até os consumidores finais através
Leia mais »

Ficou interessado?

Com a nossa expertise aplicada em diversos mercados, estamos preparados para encontrar e compreender o problema dos nossos clientes e parceiros, cocriando a melhor solução.
Que tal a gente conversar mais um pouco?

Campinas / SP - Brasil

Estrada Giuseppina Vianelli di Napolli, nº 1.185
Condomínio GlobalTech Campinas
Polo II de Alta Tecnologia
CEP 13086-530 – Campinas – SP
+55 (19) 3755-8600

Bitnami