Alexa: você sabe o que é uma Skill?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A tão aguardada assistente virtual da Amazon chegou ao Brasil. A Alexa foi lançada em outubro e já chegou com diferentes modelos e Skills. Cada dispositivo tem suas particularidades — por exemplo, Echo Show 5 é a única com tela Touch Screen e existem outros dois modelos sem (echo dot e echo). Você pode encontrar todas as informações no site da Amazon, aqui vamos dar foco àSkills que estão disponíveis para personalizar a Alexa. 

 Além das funções comuns que conhecemos (perguntar como está o clima, tempo de deslocamento, entre outras) disponíveis nativamente nAlexa, é possível incluir Skills de desenvolvedores e empresas com diversos conteúdos, personalizando o dispositivo de acordo com as características do usuário.  

O que são Skills?  

Uma Skill, basicamente, é um aplicativo desenvolvido para a plataforma Alexa, semelhante aos aplicativos de celular, que torna a Alexa cada vez mais inteligente. Skills disponíveis para a Alexa vão desde um simples jogo de perguntas para crianças até uma automação residencial como acionamentos de luzes, ar-condicionado, dispositivos de áudio, entre outros. 

As Skills são chamadas por um nome definido ao instalar no dispositivo— assim como a Alexa é ativada pelo chamado de voz “Alexa” –, necessitando apenas de uma conexão à internet para a sua execução. Por debaixo dos panos, os servidores da Amazon executam as tarefas complicadas e retornam uma resposta de execução para a Alexa. Todo esse sistema foi pensado para não ocorrer uma limitação de Skills instaladas por causa de falta de armazenamento, já que estão todas na Nuvem. 

Como é desenvolvida uma Skill? 

As Skills são desenvolvidas por meio de uma SDK disponibilizada pela Amazon, denominada ASK (Alexa Skill Kit), permitindo que os desenvolvedores produzam Skills capazes de interagir com sistema de áudio, vídeo, lógica e o fluxo do aplicativo. Esse sistema está inteiramente incluso dentro da Dashboard do desenvolvedor, sendo possível controlar e observar as requisições do usuário, preencher informações sobre o sistema desenvolvido e solicitar uma certificação para a disponibilidade na loja de aplicativos da Alexa.  

O desenvolvimento e certificação de uma Skill passa por um processo rigoroso, por parte da Amazon, com a finalidade de verificar a consistência do aplicativo e identificar eventuais problemas, evitando assim ocorrência de violações de privacidade ou roubo de informação. 

Venturus e Amazon 

Venturus, com seu Time de Inovação, desenvolveu dois aplicativos para o lançamento da Alexa aqui no Brasil: 

  • Galinha Pintadinha 

Galinha Pintadinha é uma Skill de streaming de vídeos e historinhas dpersonagem infantil e sua turma, sendo possível reproduzi-la em todos os dispositivos AlexaOutra característica é a opção do “Ovo Surpresa”, um jogo de perguntas e respostas que pode ser ativado através da Alexa. Ela foi desenvolvida principalmente para o público infantil. 

  • Porta dos fundos 

O Porta dos fundos (canal de humor do YouTube) é uma Skill de streaming dos seus melhores vídeos realizada na plataforma Youtube para a Alexa, com a praticidade de automaticamente continuar de onde você parou de assistir. 

Todas as Skills realizadas foram projetadas para facilitar o seu uso por meio da voz, que é a principal característica da Alexa. Para adquiri-las gratuitamente, é necessário acessar a página da Amazon e ativar com o mesmo e-mail cadastrado no dispositivo. 

Veja mais
Tecnologia
Evandro Capovilla

Alexa: você sabe o que é uma Skill?

A tão aguardada assistente virtual da Amazon chegou ao Brasil. A Alexa foi lançada em outubro e já chegou com diferentes modelos e Skills. Cada dispositivo tem suas particularidades — por
Leia mais »
Campinas / SP - Brasil

Estrada Giuseppina Vianelli di Napolli, nº 1.185
Condomínio GlobalTech Campinas
Polo II de Alta Tecnologia
CEP 13086-530 – Campinas – SP
+55 (19) 3755-8600

+55 (19) 3755-8600
contato@venturus.org.br

Bitnami