4 dicas para uma boa arquitetura mobile

Publicado em
24/1/2023
Inscreva-se em nossa Newsletter
Autores

Sabia que uma boa arquitetura mobile é um trabalho de toda equipe de desenvolvimento e não só dos profissionais de arquitetura de software?

Até porque esse mapeamento de uma aplicação e das tecnologias utilizadas em um produto garante a qualidade do sistema, da usabilidade, da performance, dentre outros.

Ou seja, uma arquitetura bem planejada é essencial.

Além disso, é preciso escolher uma arquitetura mobile que seja testável, manutenível e desacoplável.

Existem quatro pontos principais para garantir uma boa arquitetura. Vamos falar sobre essas características e explicar a importância de cada uma delas. Vem ver!

1. Clareza

Logo de cara, precisamos estabelecer que a arquitetura tem que ser compreendida pelo time, não apenas por quem a escreveu. Não é só fazer funcionar. Todo o seu código e documentação precisam estar bem escritos e organizados.

Então, em cada tarefa individual, é legal pensar nos desdobramentos de manutenção, testes e outras ações que podem conectar o seu trabalho ao de outras pessoas da equipe.

Uma boa arquitetura mobile também precisa ser consistente. Interfaces que invertem a ordem dos parâmetros e códigos de erro tornam o trabalho de toda a equipe de desenvolvedores e desenvolvedoras mais difícil. Sendo assim, todo mundo acaba ganhando com uma boa organização, né?

As funções, classes, módulos, devem ter uma responsabilidade única, o que significa que ela tem uma razão para existir e ser alterada. Toda classe que possui muito código e mais de uma responsabilidade deve ser repensada. Uma pessoa desenvolvedora deve ser capaz de entender o objetivo (não necessariamente a lógica por trás) ao bater o olho na classe.

2. Objetividade

Boas arquiteturas mobile são diretas ao ponto e tentam resolver um problema sem criar outros. Toda a complexidade que não é necessária deve ser removida do código. Então, foco na solução e na facilidade de uso, beleza?

Às vezes, quem desenvolve pode acabar criando mecanismos muito complexos para coisas que são simples, mas, a longo prazo, isso pode resultar em algo difícil de manter e de crescer. Criar abstrações cedo demais, por exemplo, é um erro comum.

Mas como evitar essas questões? A dica é conseguir equilibrar dois princípios de desenvolvimento de software: KISS (Keep It Simple, Silly) e DRY (Don’t Repeat Yourself).

3. Escalabilidade

Além da manutenção, bons produtos trazem consigo a possibilidade de expandir seus horizontes e crescer rapidamente. Uma boa arquitetura mobile precisa acompanhar esse processo e ter a capacidade de receber novas alterações, funcionalidades e remoção de código com facilidade.

As principais abstrações devem ser feitas pensando não somente nos requisitos atuais, mas onde a aplicação deseja chegar. Sempre equilibrando também para não criar inúmeras abstrações, quebrando o princípio da objetividade. Tudo precisa de equilíbrio.

Outro ponto importante para criar esse espaço de crescimento é o desacoplamento, que esbarra naquela premissa básica da orientação a objetos que tentamos alcançar: baixo acoplamento e alta coesão. Buscar esses dois pontos deixa o código mais fácil de ser reutilizado, testado e com uma manutenção muito mais simples.

4. Testabilidade

Testes são com certeza uma das partes mais importantes no desenvolvimento de qualquer aplicação. Ainda tem dúvidas? Explicamos: a criação de uma arquitetura que facilite os testes dá mais segurança não apenas para a solução final, mas também para as pessoas desenvolvedoras que irão adicionar funcionalidades ou dar manutenção no futuro.

O Venturus tem a experiência necessária para ajudar o seu negócio

Cada uma dessas características contribui para a construção de uma arquitetura mobile prática e eficiente. Por isso, nosso time de desenvolvedoras e desenvolvedores mobile está sempre atento a esses e outros pontos.  

Entre em contato com nossos especialistas e saiba como podemos te ajudar!  

Posts relacionados

Outros artigos sobre o mesmo tema que talvez você goste.

Ver todos os posts
Por que sua empresa deve investir em um aplicativo móvel
Mobile

Por que sua empresa deve investir em um aplicativo móvel

Entendas os benefícios de desenvolver um aplicativo móvel para o seu negócio
Ler mais
Fuchsia e o futuro do desenvolvimento Android
Mobile

Fuchsia e o futuro do desenvolvimento Android

Saiba tudo sobre o Fuchsia, o novo sistema operacional do Google!
Ler mais
Ver todos os posts

Entre em contato e um dos
nossos especialistas
irá atendê-lo:

Por favor, insira um email corporativo
Como prefere ser contatado?*

O Venturus precisa que nos forneça as suas informações de contato para falarmos melhor sobre nossos produtos e serviços. Ao informar seus dados, você estará ciente das diretrizes da nossa Política de Privacidade.

Obrigado! Sua mensagem foi recebida!
Ops! Algo deu errado com o envio da sua mensagem.
Venturus - Campinas / SP - Brasil
Estrada Giuseppina Vianelli di Napolli, nº 1.185
Condomínio GlobalTech Campinas
Polo II de Alta Tecnologia
CEP 13086-530
Venturus - Atlanta / GA - EUA
1201 Peachtree Street NE,
Floors 1, 2 and 3,
Atlanta, Georgia
ZIP Code 30361
Itriad - Manaus / AM - Brasil
Rua Salvador, nº 440
Adrianopólis
CEP 69057-040