Chapa VNT: A IA generativa interna do Venturus

Publicado em
2/4/2024
Inscreva-se em nossa Newsletter
Autores

Desde a popularização de softwares com Inteligência Artificial generativa, como o ChatGPT, empresas se deparam com um dilema: a produtividade versus segurança e privacidade de dados.

Por um lado, é inegável o ganho de produtividade que essas ferramentas trazem para diversas áreas. Mas, por outro, elas tendem a ser questionáveis quanto à segurança e privacidade dos dados da empresa e dos clientes.

Mas o Venturus conseguiu unir as duas pontas, aliando a produtividade da IA generativa e a segurança necessária para uma ferramenta corporativa: daí surgiu o Chapa VNT, o chatbot interno do Venturus.  

Conversamos com alguns Ventureiros que participaram de toda a jornada para entender os aprendizados e os desafios para implementar essa ferramenta. Confira!

O que é o Chapa VNT?

O gerente executivo do Venturus, Lauzier Araújo, explica que o Chapa VNT funciona como uma IA corporativa. Ou seja, é uma ferramenta interna do Venturus para ganho de produtividade, em um ambiente seguro e com confidenciabilidade.

No caso, o Chapa VNT é um chatbot avançado que opera em sinergia com um Large Language Model (LLM). Atualmente, ele utiliza o GPT-4 para processar e está pronto para funcionar com outros modelos de linguagem avançados, como o Llama e o Gemini, conforme necessário

Mas tudo isso depende de uma base de dados robusta e é o que permite a melhor interação entre o humano, que escreve o prompt, e a resposta da máquina, que pode ser em texto, imagem, código de programação e outros. Esse é o conceito usado pelo Chat GPT, Gemini e outros.

Nosso próprio chatbot do zero

Trecho de uma conversa com o Chapa VNT
O Chapa VNT consegue gerar insights para negócios de forma personalizada

No caso do Venturus, por trabalhar com múltiplos clientes e cada um deles com seus requisitos de segurança, usar uma solução externa poderia trazer problemas, especialmente de vazamento de informações. Daí a necessidade de criar um chatbot a partir do zero.

“Buscamos soluções semelhantes externas, mas encontramos limitações, tanto de funcionalidades quanto de segurança. Então, pensamos: por que não fazer a nossa?”

Renata Marocco, Gerente de Desenvolvimento no Venturus, diz que essa criação do zero de um chatbot interno foi um dos principais desafios, mas essencial para poder escalar e colocar as funcionalidades desejadas pelo Venturus, além de garantir segurança e privacidade.

Com a solução criada do zero foi possível assegurar que não haverá vazamento de dados ou retroalimentação de uma IA externa. Isso é de suma importância para empresas que trabalham com clientes e projetos diversos, como é o caso do Venturus.

Para Renata, a ferramenta poderá ajudar – e muito – em diversos projetos e em praticamente todas as áreas do Venturus. Aliás, o nome, Chapa VNT, remete a essa característica de ser um “parceiro” de trabalho, alguém para auxiliar nas tarefas.

Aplicações do Chapa VNT  

A implementação da ferramenta está se dando de forma gradativa, mas a ideia é trazer soluções voltadas para a área de Pessoas e Cultura, Recrutamento, Financeiro, redação de documentos complexos, área de Desenvolvimento e outras.

Atualmente o Venturus já está automatizando os testes de QA, redação de documentos internos complexos e outros processos. Tudo com auxílio do Chapa VNT.

Print de uma conversa com o Chapa VNT sobre user stories
O Chapa VNT já é capaz de aumentar a produtividade em QA

O especialista em QA, Victor Scarpa, demonstra que a implementação do Chapa VNT aumenta a produtividade entre 60% e 70% na elaboração de Mind Maps e na criação de casos de teste.

Esse avanço significativo nos permite expandir nossos horizontes em áreas de QA anteriormente pouco exploradas, incluindo testes de API, automação de testes, testes de performance, além de contribuir para o processo de inception, a elaboração de user stories e a definição de critérios de aceitação.

Essa abordagem inovadora não apenas amplia nossa compreensão sobre qualidade, indo além dos testes convencionais, mas também beneficia tanto a Venturus quanto nossos clientes. O resultado é a entrega de produtos mais alinhados com as expectativas solicitadas e com uma eficiência aprimorada.

Dessa forma, não só o Venturus ganha em produtividade, mas também o cliente, que recebe um produto mais assertivo em termos do que foi solicitado e com mais eficiência.

Aplicações em outros setores

Esses benefícios de ter uma IA generativa personalizada, como o Chapa VNT, se estendem para outros setores da economia.  

Por exemplo, para as empresas que prestam serviços essa solução pode auxiliar em muitos processos, como ter uma análise mais detalhada de feedbacks recebidos, prever a demanda com base em dados de sazonalidade e tendências e muitos outros.  

Até mesmo na área jurídica, uma IA personalizada pode prever decisões judiciais com base nos casos anteriores ou sugerir estratégias para determinadas situações. Tudo isso, claro, com os dados inseridos na ferramenta.

Uma IA para chamar de sua

O Venturus está trilhando a jornada de uso da IA corporativa, com metodologias consolidadas e um raro conhecimento de como implementar uma ferramenta como essa no seu negócio.  

Se você quer ter ganho de produtividade, mas precisa de uma ferramenta segura e confiável para gerar insights sobre seus dados e projetos, nós podemos te ajudar!

Entre em contato com nossos especialistas para trabalharmos juntos na transformação da sua empresa.

Posts relacionados

Outros artigos sobre o mesmo tema que talvez você goste.

Ver todos os posts
8 aplicações de Inteligência Artificial no setor de energia
Inteligência Artificial

8 aplicações de Inteligência Artificial no setor de energia

Veja 8 aplicações de inteligência artificial que já estão sendo aplicadas no setor de energia elétrica e como elas ajudam a reduzir custos e melhorar a eficiência operacional
Ler mais
Regulamentação da IA: como isso afeta as empresas?
Inteligência Artificial

Regulamentação da IA: como isso afeta as empresas?

Saiba como as regulamentações de IA pelo mundo podem impactar as empresas e como se preparar. Confira!
Ler mais
Ver todos os posts

Entre em contato e um dos
nossos especialistas
irá atendê-lo:

Por favor, insira um email corporativo
Como prefere ser contatado?*

O Venturus precisa que nos forneça as suas informações de contato para falarmos melhor sobre nossos produtos e serviços. Ao informar seus dados, você estará ciente das diretrizes da nossa Política de Privacidade.

Obrigado! Sua mensagem foi recebida!
Ops! Algo deu errado com o envio da sua mensagem.
Venturus - Campinas / SP - Brasil
Estrada Giuseppina Vianelli di Napolli, nº 1.185
Condomínio GlobalTech Campinas
Polo II de Alta Tecnologia
CEP 13086-530
Venturus - Atlanta / GA - EUA
1201 Peachtree Street NE,
Floors 1, 2 and 3,
Atlanta, Georgia
ZIP Code 30361
Itriad - Manaus / AM - Brasil
Rua Salvador, nº 440
Adrianopólis
CEP 69057-040