Todos os posts

Darkmode e os benefícios para a experiência do usuário

Conheça os benefícios e para que serve o modo noturno do celular!

21
/
09
/
2021
6
min
Home
/
Insights
/
Blog
/
post
Autores
Tags relacionadas
Assine nossa Newsletter

As telas dos dispositivos eletrônicos se tornaram parte do nosso dia a dia — presentes desde o momento em que desativamos nosso alarme do celular pela manhã até a hora de mandar aquela mensagem de boa noite para uma pessoa querida no WhatsApp.

Passamos muito tempo vidrados na tela dos nossos dispositivos, sejam eles Web ou Mobile. Mas você já parou para pensar que a maioria deles possui uma característica em comum: um background claro com texto escuros como padrão?

Pois é, mas isso está mudando com a vinda do Dark Mode (Modo Noturno). Esse modo visa deixar a navegação do usuário mais confortável diante das múltiplas horas de uso da tela e trazer economia da energia utilizada pelo dispositivo. Neste artigo, listaremos os principais benefícios de se utilizar o modo noturno no celular e outros dispositivos.

Afinal, como surgiu o modo noturno?

Pode parecer que ele seja algo moderno e recente, mas o que chamamos hoje de modo noturno já dava suas caras desde as décadas de 1970 e 1980. O primeiro display programável, o Manchester Baby, era alimentado por raios catódicos, uma tecnologia chamada CRT (Tubos de Raios Catódicos). No entanto, a tecnologia CRT não era tão potente a ponto de iluminar toda a tela, assim, somente alguns caracteres ficavam acesos.

Por isso, as primeiras telas dos computadores dos anos 70 e 80 tinham esse esquema de cores: a tela preta com caracteres verdes ou brancos iluminados — ao contrário do que vemos hoje na maioria das máquinas do mercado.

Tela de computador antiga com texto em verde
Tela de computador antiga (Reprodução)

As telas escuras da década passada voltaram a aparecer no mercado com maior força após a chegada da tecnologia OLED (Organic Light-Emitting Diode), que, diferentemente da LCD (Liquid Crystal Display), não utiliza nenhuma luz de fundo, pois os diodos emitem sua própria luz.

Ou seja, o OLED tem emissão de luz própria. Quando há necessidade de produzir a cor preta, o OLED simplesmente desliga, economizando a vida útil das baterias dos dispositivos. Por este motivo, o Dark Mode vem ganhando espaço e estudo.

A partir da introdução do OLED no mercado, as empresas de tecnologia começaram a olhar mais para este modo “darkness” — o Instagram, Facebook e Google, por exemplo, começaram a oferecer a opção de Dark Mode nos seus apps.

Tela inicial do Google em DarkMode
Tela de pesquisa do Google em Darkmode

Benefícios do modo noturno ao usuário

Listamos abaixo cinco benefícios do modo noturno ao usuário. Veja só:

1 - Diminui o cansaço visual e ajuda no sono.  

Uma pesquisa de Harvard mostrou que a luz azul, emitida das telas brancas, interrompe a secreção de melatonina, hormônio muito necessário para o sono. Dessa forma, o Dark Mode é muito mais benéfico para uma noite de sono tranquila.  

Os pesquisadores também recomendam que smartphones e dispositivos não sejam utilizados três horas antes de dormir. No entanto, se o aparelho estiver no modo escuro, o sono não será tão prejudicado quanto se estivesse sendo usado no modo claro — pois emitirá menos luz azul.

2 - Aumenta vida útil da bateria dos dispositivos

Como no modo Dark Mode a maior parte da tela não está sendo iluminada, por consequência, a bateria do celular não é tão exigida.

Pesquisas feitas pela Google confirmaram que usar o Dark Mode em telas OLEDs é uma grande ajuda para uma maior vida útil da bateria dos smartphones.  

No experimento, usando o YouTube com 50% do brilho no modo escuro a economia da bateria em relação ao modo claro foi de 15%. Com o brilho em 100%, a interface Darkness economizou 60% da energia da tela.

Tela de celular mostrando bateria carregada em 50%

3 - Melhora contraste com cores claras e facilita a acessibilidade

A tela em preto apresenta diversas possibilidades para que as cores se destaquem, diferentes das telas com fundo branco. Isso acontece porque algumas cores ganham mais personalidade quando colocadas em contraste com um fundo mais escuro.

Um exemplo disso são as cores claras, que, sobre um fundo claro, exigem um esforço maior para serem lidas pelo usuário, o que não acontecesse com um background escuro. Essa característica é muito positiva para a acessibilidade para pessoas com baixa visão, por exemplo.  

4 - Mantém o usuário mais tempo na sua aplicação

O modo escuro também está sendo correlacionado ao aumento da nossa capacidade de foco durante as tarefas realizadas no smartphone ou desktop. A Apple, ao lançar o MacOS Mojave com o modo escuro, afirmou que os usuários teriam um “ambiente de trabalho sem distrações e agradável para os olhos — em todos os sentidos”.

Nesse sentido, o Twitter divulgou que seus usuários passam mais tempo navegando pelo app quando estão com o modo escuro ativado. Isso se deve tanto a preferências visuais quanto ao fato de que muitos usuários utilizam o aplicativo durante noite — período que o modo Dark é muito mais confortável para navegar.  

5 - Os usuários querem optar pelo modo Dark Mode nas aplicações

Segundo uma pesquisa realizada pela Android Authority com 2.500 pessoas que usam um telefone com o sistema Android, 81,9% delas usam o modo escuro em seus telefones, em aplicativos e em qualquer outro lugar disponível. 9,9% disseram que alternam entre o modo escuro e claro.

Dessa forma, um total de 91,8% dos entrevistados usa alguma forma de modo escuro em seus dispositivos. Somente 8,2% disseram que não utilizam o Dark Mode.

Por esse motivo, gigantes da tecnologia já permitem que usuários escolham qual visual preferem de forma rápida e simples. Um exemplo é a Apple, que, no lançamento do iOS 13, disponibilizou a opção para o usuário escolher qual visual deseja utilizar em seu dispositivo.

Conclusão

Podemos perceber, pela quantidade de pesquisas, estudos, dados e pela adesão das gigantes de tecnologia em cima do modo noturno, que as aplicações já precisam se adaptar e trazer não somente um visual de interface, mas dois: o Dark Mode e o Light Mode.

Os benefícios que listamos neste artigo mostram o potencial que este modo darkness tem, com destaque na economia de bateria, melhora da acessibilidade para cores com pouco contraste com um fundo mais claro, melhora do foco e da atenção, diminuição do cansaço visual e até melhora do sono. Com todos esses pontos, se aplicado da maneira correta, o seu produto só tem a ganhar com o Dark Mode.

Fale com o nosso time de especialistas e saiba como o Venturus pode te ajudar o seu negócio!

Posts relacionados

Ler mais artigos
Os 6 princípios fundamentais do Design de Interação
Métricas de UX: saiba quais são as principais e como transformam o seu negócio
Design System: o que é e quais os benefícios
Qual é a diferença entre UI e UX e porque investir
Protótipos: entenda o que são e como utilizá-los
Design Thinking como aliado da inovação na saúde
Ler mais artigos

Entre em contato e um dos nossos especialistas irá atendê-lo:

Venturus - Campinas / SP - Brasil
Estrada Giuseppina Vianelli di Napolli, nº 1.185
Condomínio GlobalTech Campinas
Polo II de Alta Tecnologia
CEP 13086-530
Venturus - Manaus / AM - Brasil
Rua Salvador, nº 440
Adrianopólis
CEP 69057-040
Venturus - Atlanta / GA - EUA
1201 Peachtree Street NE,
Floors 1, 2 and 3,
Atlanta, Georgia
ZIP Code 30361
Vagas e Carreira
Parceria com Startups
Por favor, insira um email corporativo
Como prefere ser contatado?*

O Venturus precisa que nos forneça as suas informações de contato para falarmos melhor sobre nossos produtos e serviços. Ao informar seus dados, você estará ciente das diretrizes da nossa Política de Privacidade.

Obrigado! Sua mensagem foi recebida!
Ops! Algo deu errado com o envio da sua mensagem.