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Discovery: como transformar ideias em resultados

Saiba como usamos o método de Discovery para minimizar riscos e entregar as soluções ideais para seus clientes

11
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02
/
2025
6
min
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A inovação é o motor da competitividade. Mas começar um projeto ou desenvolver um produto sem uma base sólida de design pode levar a desperdícios, atrasos e, muitas vezes, ao fracasso.  

Para empresas que desejam inovar de forma assertiva, minimizar riscos e otimizar custos, o Discovery é um processo indispensável.

Mas, afinal, o que é o Discovery? E como ele pode transformar ideias em soluções de alto impacto? Saiba neste artigo como o Venturus implementa essa estratégia nos projetos e como pode ajudar sua empresa a lançar soluções vencedoras.

O que é o Discovery e por que ele é essencial?

O Discovery é uma estratégia para chegar na solução ideal para o cliente. Essa é a linha central de um processo de Discovery.  

Mas nessa jornada devemos entender também quem são os clientes e quais as reações deles em relação ao seu produto, o que eles realmente precisam e como seu produto resolve o problema deles.

Tudo isso serve para minimizar os riscos de lançar uma solução que não sirva a um propósito ou resolva um problema real. Com esse processo, tomamos um atalho mais seguro, evitando muitas iterações no desenvolvimento ou, até pior, refinamentos depois do lançamento.

No fim, isso significa: redução de custos, otimização do tempo de produção e menos riscos para lançar um produto no mercado.

Imagem de gráfico de barras com aumento da fidelidade ao produto idealizado e redução de incertezas

Discovery como um processo

Com o Discovery, é possível identificar e validar hipóteses e oportunidades a fim de testá-las. De maneira simples e rápida, conseguimos resultados claros e assertivos.  

No Venturus, ele não se resume a uma etapa, é um processo completo, que ajuda o cliente a construir soluções alinhadas ao seu desafio e sempre visando o cliente final.

Aqui estão os três principais benefícios que ele pode oferecer:

Inovação com foco no usuário:

A verdadeira inovação vem com a adoção do produto. Uma maior aderência com os desejos do usuário ajuda a aumentar a adesão.  

O Discovery vai além do que os usuários dizem que querem, investigando o que eles realmente precisam.  Esse aprofundamento além de dar uma maior segurança sobre a adoção da solução, reduz as chances de criar algo que não gere valor.

Frase destacada sobre os objetivos principais de um usuário de app de academia
Nem sempre o objetivo do usuário é claro. Por isso, o processo de entrevista é tão importante. (Reprodução)

Como exemplo, em um dos nossos processos, uma empresa de transporte por aplicativo queria entender o que os seus usuários achavam do conceito de premiação. Após as pesquisas entendemos quais premiações e atividades eram aderentes a cada perfil de usuário.  

Redução de riscos:

Em qualquer projeto, o maior risco é a incerteza se o produto/serviço gera valor ao usuário. Não há nada pior que criar algo que, simplesmente, não tem demanda ou não resolve o problema pretendido.

Em sua essência, o Discovery é uma etapa onde é possível investigar, testar e mudar conceitos sobre regras pré-definidas de um produto/serviço.  

Entender desde cedo o que causa atrito e o que mantém seus usuários satisfeitos diminui a necessidade de retrabalhos futuramente.  

Ou seja, Discovery ajuda a prever desafios, validar hipóteses e evitar falhas.

Em outro caso, o nosso cliente queria saber quais features deveria priorizar no desenvolvimento, de acordo com sua importância ao usuário final.  

Para chegar a resposta, entrevistamos os usuários e triangulamos as prioridades entre todos os perfis identificados. Assim, criamos uma lista do que deveria ser priorizado, de acordo com o esforço e o impacto nos usuários.

Otimização de custos:

Apesar de ser uma etapa inicial, o Discovery reduz custos a longo prazo. Com a investigação feita é possível prever, de antemão, possíveis gastos que podem aparecer durante o projeto ou até mesmo depois.  

Ter estes riscos mapeados nessa etapa, otimiza o planejamento de custos extras no projeto. Refinar requisitos e ajustar expectativas evita surpresas e mudanças caras após a entrega do projeto.

Imersão presencial do processo de Discovery (Reprodução)

Outro caso que tivemos por aqui foi de uma empresa que queria realizar sua reestruturação organizacional, porém não tinha certeza por onde começar.  

Com a imersão presencial, detalharam-se problemas em fluxos individuais e gerais, que resultaram em um Service Blueprint que mapeou pontos de fricção e, consequentemente, de gastos.  

Com uma nova plataforma desenvolvida, foi possível observar uma grande diminuição de gastos com plataformas externas e, consequentemente, otimização do tempo para conclusão de tarefas.  

Um exemplo claro do preço de se realizar mudanças no produto/serviço após sua implementação (Reprodução)

Priorização de problemas:

É normal que o projeto comece com incertezas vindas de diversos cantos, porém quando tudo é um problema, é fácil se perder e entender por onde começar.  

Uma das premissas do Discovery é priorizar juntos aos stakeholders quais problemas deverão ser solucionados primeiro, resultando em um roadmap que prioriza o desenvolvimento das funcionalidades que geram valor em menos tempo.

Como funciona o Discovery no Venturus?

Nosso processo de Discovery é flexível e se adapta às necessidades do cliente. Aqui não temos uma receita de como fazer o Discovery. Utilizamos métodos variados que se adequam ao desafio trazido pelo cliente, assim também respondemos, de maneira eficiente, os questionamentos trazidos.  

Nesse processo pode-se incluir técnicas de entrevistas, workshops colaborativos, análise de dados e prototipagem inicial.

O objetivo é obter clareza sobre o problema a ser resolvido, o público-alvo e os resultados esperados. Mais importante, garantimos que o Discovery seja um processo ágil, alinhado aos prazos e metas do cliente.

Discovery é parte de um processo

Embora seja uma etapa estratégica, o Discovery não deve ser tratado como um processo eterno ou uma verdade. Ele não resolve todos seus problemas ou traz todas as respostas, mas fornece uma base sólida para os próximos passos serem seguros e eficientes.

No Venturus, entendemos que cada projeto tem suas peculiaridades. Nossos especialistas garantem que seja direcionado e eficiente, moldado a necessidade do cliente, sem transformar essa etapa em um gargalo para o avanço do desenvolvimento.

Investir em Discovery é investir no futuro da sua empresa

Seja para validar um produto, criar uma solução inovadora ou planejar um projeto de P&D, o Discovery auxilia minimizar riscos trazendo assertividade.

No Venturus, oferecemos mais do que um serviço: somos parceiros estratégicos na construção de soluções que transformam negócios.

Quer saber mais sobre como o Discovery pode beneficiar sua empresa? Entre em contato conosco e agende uma conversa. Vamos juntos explorar o potencial das suas ideias e transformá-las em resultados concretos.

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