O universo mobile está a todo vapor. Especialmente depois da adição de recursos de Inteligência Artificial Generativa tanto nos aparelhos quanto nos aplicativos, muitas mudanças já podem ser notadas.
É isso que mostra a mais recente pesquisa do setor, a State of Mobile 2025, da Sensor Tower. O que é possível notar é que: é a IA que vai ditar o rumo desse mercado nos próximos anos – assim como em outros setores.
Confira nesse artigo 4 pontos essenciais dessa pesquisa para entender o atual cenário do mobile e como se preparar para os próximos anos.
#1 – O Impacto da IA no Mobile
Assim como temos visto em outros setores, a entrada da IA Generativa alterou e acelerou alguns diagnósticos sobre o mercado mobile.
Um deles é o crescimento acelerado de downloads de chatbots com IA, tais como o ChatGPT, Gemini, Copilot e outros. Em 2024, foram quase 1,5 bilhão de downloads pelo mundo desses apps.
Para além dos downloads, essas aplicações também passaram a casa do bilhão de dólares em receita no ano passado e foram o terceiro tipo de app mais usado mundo afora, atrás apenas das redes sociais e de aplicativos de mensagens.
Vale refletir: em 2024, as pessoas usaram os smartphones mais para usar apps de IA do que fazer ligações, por exemplo.
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#2 – Inovação com IA é necessária
Com o crescimento da IA, muitas aplicações também passaram a se concentrar em colocar essa tecnologia nos seus serviços. Esse é um diferencial grande e percebido pelos usuários, de acordo com a pesquisa.
No entanto, os usuários também percebem e avaliam negativamente quando uma nova feature com IA é colocada e não agrega tanto valor.
Por outro lado, quando bem implementada, a feature com IA pode atrair receita e novos usuários para o aplicativo. Foi o caso da feature de vídeo chamada com IA do Duolingo, que ajudou a empresa a bater recorde de receita no ano passado.
Por isso é tão importante ter uma estratégia de IA bem definida e não apenas aplicar para “surfar a onda”. Onde e como a IA pode, de fato, ajudar o seu negócio? Fale com os nossos especialistas e entenda como desenvolver um projeto de sucesso de IA!
#3 – Downloads de Apps em geral seguem caindo
Pelo quarto ano seguindo, os downloads de aplicativos em geral caíram. Foi uma queda pequena, de 1% na comparação anual. Mas o que tem intrigado é a tendência.
Como explicamos neste artigo, alguns fatores podem explicar isso: o primeiro é que os “superapps” acabam fazendo diversas funções com uma só aplicação. É o caso do WeChat, um app usado na China que permite troca de mensagens simples até compra de passagem área diretamente por ele.
Outro fator importante é a própria IA. Alguns dispositivos que começaram a surgir no ano passado, como o AIPin ou o óculos inteligente da Meta já trazem a possibilidade de um mundo sem telas. Praticamente todos os comandos podem ser realizados ao falar com um agente de IA, por exemplo.
#4 – Por outro lado, a receita só cresce
De 2014 para 2024, a receita anual dos aplicativos em geral, excluindo os de games, subiu impressionantes 1.877%, saindo de 3,5 bilhões de dólares para 69,2 bilhões no ano passado.
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Esse crescimento contínuo de receita pode ser explicado pelas aplicações de entretenimento, como streamings, produtividade e de foto. Mas mostra também que os usuários estão cada vez mais habituados ao modelo de negócio atual dos apps atualmente.
Em resumo, é um mercado que ainda mostra seu valor e importância para empresas desenvolverem seus serviços por meio de aplicações móveis.
Que insights tiramos da State of Mobile 2025
Como elaboramos no nosso artigo anterior sobre o mercado mobile, os apps estão naturalmente se transformando conforme acompanham a evolução das tecnologias. É possível imaginar um futuro no qual os apps sejam bem diferentes dos atuais, em boa parte mais voltados para soluções com uso da IA.
Muitas empresas têm investido no aprimoramento das suas soluções com apps buscando, ao mesmo tempo, estreitar sua relação com usuários existente e conseguir novos. Este movimento vai revelar – ou mesmo estabelecer – novas demandas, que não eram possíveis e às vezes nem mesmo imagináveis antes do nascimento de certas tecnologias, como a IA.
Vale lembrar que as telas dos telefones, que ainda são a principal interface de interação do usuário, não eram viáveis há míseros 20 anos, e que avanços as tornaram possíveis.
Seria leviano afirmar que as telas de telefone vão desaparecer dando lugar a algo mais moderno. Mas, por uma razão física, nunca será absurdo afirmar que elas são pequenas o suficiente para criar espaço para interfaces inovadoras, que revolucionem como interagimos com estes incríveis computadores de bolso.
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