Todos os posts

Eliminando o papel — A indústria paperless

A manufatura paperless beneficia várias áreas da indústria. Entenda aqui!

02
/
07
/
2019
4
min
Home
/
Insights
/
Blog
/
post
Autores
Tags relacionadas
Assine nossa Newsletter

Se você é assinante de uma revista ou jornal, provavelmente sua assinatura também oferece acesso ao mesmo conteúdo através do tablet ou smartphone. Mas, se você é daqueles que prefere o contato com o papel, é melhor se acostumar com a ideia de consumir o conteúdo na forma digital.  

Pode ter certeza: o uso do papel impresso está diminuindo do nosso cotidiano — e também das indústrias.  

As indústrias de manufatura já reconhecem os ganhos da eliminação do papel e da digitalização do sistema. Assim, a ideia de uma manufatura “paperless” (sem papel, na tradução) estende os benefícios para várias áreas da indústria, trazendo transformações fundamentais nas operações.  

Neste artigo vamos explorar as vantagens e os desafios dessa mudança nas indústrias.

Paperless = Mais competitividade

A indústria paperless tem se popularizado durante os últimos anos. A inserção de dados manuais em computadores ou planilhas pode resultar em falhas, as quais podem comprometer a qualidade de um produto.  

As empresas de grande porte e de tecnologia já evitam o uso de papel nas linhas de produção justamente por essa razão. Com isso, elas obtêm melhores índices de qualidade, eficiência e rápida atualização dos processos.  

O grande desafio então é fazer a transição do modelo atual para o paperless. No entanto, não é fácil refazer um processo estável que já está funcionando há anos. Seria um erro pensar que simplesmente converter documentos em arquivos PDF é a solução para operar desse modo. Trocar o papel por uma tela de computador não define o modo de operação de manufatura sem papel.

Benefícios da indústria paperless  

Apesar do processo não ser fácil, listamos abaixo alguns dos benefícios de fazer essa mudança do sistema com papel para o paperless. Acompanhe:

Redução de custos  

A diminuição ou eliminação do uso do papel é a base de tudo. Mas, na prática, os efeitos são ainda maiores do que parecem.  

Imagine a quantidade de papel que se acumula numa multinacional de manufatura, entre ordens de trabalho, relatórios, instruções de máquinas, etc. Isso sem considerar a estocagem de tudo isso.  

Além de reduzir custos, há um ganho considerável também de espaço de armazenamento.  

Flexibilidade e rapidez  

A dinâmica da manufatura depende da demanda de clientes, disponibilidade de material e de máquinas. Ações podem ser tomadas de forma mais rápida num ambiente sistematizado, seja atualizando os procedimentos de trabalho, regras de operação ou compra de material.  

As informações repassadas em tempo real permitem acelerar as tomadas de decisão, dado que diminui a latência do processo após a eliminação de relatórios em papel. Isso também é estendido quando pensamos que a mesma informação fabril pode ser disponibilizada remotamente para engenheiros e stakeholders.  

Eficiência e produtividade  

Sem o papel, os relatórios de produção são imediatos e automatizados. Qualquer informação adicional pode ser encontrada no banco de dados e sem a necessidade de procurar em pilhas de papel.  

O tempo poupado nestas situações pode ser usado em atividades de maior valor agregado. A performance de um operador é otimizada pelo tempo gasto nas etapas de fabricação, testes e montagem de produtos, e não pelo tempo procurando informação de processo em documentos.  

Redução de risco e segurança  

Num cenário sem papel, não há riscos da concorrência de documentos com revisões diferentes ou fora de ordem. Instrução de produção, manuais, ordem de serviço e lista de materiais são disponibilizados de forma correta durante o processo, eliminando o modelo atual de manter a papelada em ordem revisada.  

Neste modelo de trabalho, diminui-se o risco de reprovação em auditorias e garante-se aos operadores a correta instrução do processo, que por sua vez resulta em menor índice de retrabalho e geração de sucatas.  

Qual o desafio em eliminar o papel da manufatura?

A eliminação de papel pode ser vista como desafiador e trabalhoso. Muitos empresários podem enxergar a necessidade de uma manobra custosa para alcançar o objetivo lançado, mas a boa notícia é que o processo pode ser quebrado em etapas.  

Ao invés de aplicar grande recurso na atualização da linha produtiva de uma vez, pode-se implementar o sistema em fases, modificando a linha de produção gradualmente. A execução faseada do projeto garante maior controle e diminuição dos riscos.  

Se você quer implementar esse processo, entre em contato conosco e vamos te ajudar a digitalizar a sua indústria!

Posts relacionados

Ler mais artigos
Podcast: Indústria no Brasil
Manutenção preditiva: analisando a vibração de máquinas
Como aplicar Visão Computacional na indústria
Automatizando o Futuro da Manufatura
SLAM: a Revolução na Automação Industrial
A revolução dos Robôs Móveis Autônomos na indústria
Ler mais artigos

Entre em contato e um dos nossos especialistas irá atendê-lo:

Venturus - Campinas / SP - Brasil
Estrada Giuseppina Vianelli di Napolli, nº 1.185
Condomínio GlobalTech Campinas
Polo II de Alta Tecnologia
CEP 13086-530
Venturus - Manaus / AM - Brasil
Rua Salvador, nº 440
Adrianopólis
CEP 69057-040
Venturus - Atlanta / GA - EUA
1201 Peachtree Street NE,
Floors 1, 2 and 3,
Atlanta, Georgia
ZIP Code 30361
Vagas e Carreira
Parceria com Startups
Por favor, insira um email corporativo
Como prefere ser contatado?*

O Venturus precisa que nos forneça as suas informações de contato para falarmos melhor sobre nossos produtos e serviços. Ao informar seus dados, você estará ciente das diretrizes da nossa Política de Privacidade.

Obrigado! Sua mensagem foi recebida!
Ops! Algo deu errado com o envio da sua mensagem.