A utilização da tecnologia de drones é uma inovação que trouxe mudanças a toda a sociedade, transformando nossas vidas e a maneira como fazemos negócios. No agronegócio não seria diferente, com essa tecnologia auxiliando no monitoramento, pulverização de defensivos e, especialmente, na obtenção de imagens.
Aplicações de drones na agricultura
Pulverização e adubação
Drones possuem um potencial de utilização em pulverização de defensivos, entretanto, ainda existem barreiras legais para que eles sejam utilizados dessa forma. As maiores barreiras são de problemas ambientais e leis anti-terrorismo, que impedem que drones carreguem produtos químicos. Porém, a utilização dos drones em pulverização traz vários benefícios, tais como:
- Não causa a compactação do solo, o que ajuda no crescimento de raízes, por exemplo;
- Não há necessidade de ter um trabalhador exposto à aplicação;
- Pulverização de plantas mais altas;
- Alcança até terrenos de difícil acesso;
- Reduz custos;
- Reduz riscos ambientais.
Planejamento de adubação de precisão
Áreas com deficiência em nitrogênio podem ser identificadas facilmente através da utilização de drones com câmeras e sensores. Os sensores são calibrados de maneira a limitar o efeito do nível da luz do sol e permitir um cálculo preciso da área verde.
Os drones, inclusive, podem gerar centenas de imagens do desenvolvimento da plantação. Assim, é possível identificar padrões de crescimento e programar a adubação de áreas mais necessitadas.
Programa de controle de doenças e plantas daninhas
Os drones podem auxiliar na identificação de diferenças das espécies de plantas e áreas da lavoura – como coloração de folhagem, estado hídrico, entre outras. As imagens feitas pelo drone, adicionadas a potentes softwares, permitem a análise dos dados e direcionar as medidas de controle da lavoura, tanto em relação a manejo de plantas daninhas, quanto a controle de doenças.
Mapeamento e diferenciação entre árvores e terreno
Fruticultores e silvicultores podem se beneficiar de registros das plantas e espaçamento com cálculos de cobertura de área a ser cultivada. Os drones permitem acessar locais remotos que seriam difíceis de serem cobertos. Centenas de hectares podem ser mapeados por dia, apontando problemas no terreno com detalhamento de até 10 cm. Com esses dados, é possível criar um modelo 3D para ter uma análise melhor da plantação.
Relação entre a utilização de drones e as imagens na agricultura
Grande parte das tarefas em que os drones podem fazer a diferença na agricultura refere-se à coleta e tratamento das imagens do campo.
Análise de imagens não é algo novo entre as tecnologias utilizadas na agricultura de precisão, principalmente o uso de imagens provenientes de satélites, que já vêm sendo utilizadas na agricultura há bastante tempo.
Porém, os drones possuem um custo muito menor e apresentam mais detalhes nas imagens, quando combinados com softwares. Além disso, eles são muito mais fáceis de usar e obter as imagens do que os satélites.
Mas é importante frisar a necessidade de softwares específicos para as tarefas que você deseja implementar na sua plantação. Os drones apenas captam imagens, mas são os softwares e sensores que possibilitam análises mais precisas de clima, pragas e terreno.
Além dos softwares e sensores, novas tecnologias, como inteligência artificial, machine learning e outras, permitem um salto ainda maior de produtividade e tomada de decisão. E é aí que o Venturus entra. Nós somos especialistas em soluções personalizadas e inovação. Fale com um dos nossos especialistas para saber como podemos te ajudar!
A tecnologia chegou para ficar no agro
Com a chegada e consolidação do uso de drones no campo, o que se nota é que as tecnologias de análise de imagens podem saltar para um novo patamar de utilidade na produtividade do campo. Aliando a tecnologia de análise de imagens, drones, sensores e software, a agricultura de precisão passa a ter um papel muito mais efetivo no auxílio ao campo.
O tratamento de imagens via satélite já mostrou sua utilidade no campo. Entretanto, os veículos não tripulados são uma evolução e com menor custo para o produtor rural. Eles geram imagens mais nítidas, com maior grau de confiabilidade e fornecem análises mais precisas para obter sucesso na plantação.
Fale agora com os especialistas do Venturus e entenda como levar seu negócio para um novo patamar.