Nos últimos anos, muitas empresas começaram a aplicar os conceitos de Ambidestria Corporativa. Essa ideia consiste em integrar a operação e a inovação na gestão empresarial, ou seja, a empresa deve executar simultaneamente estratégias para resultados imediatos enquanto gerencia planos para garantir o futuro.
Apesar de parecer simples, é uma tarefa extremamente complexa. Afinal, como pensar no futuro se, muitas vezes, nem o presente está garantido?
A resposta é “inovando”. E para isso, a Inteligência Artificial é uma força bastante importante, praticamente vital atualmente.
Por isso, unimos o termo IA com Ambidestria e chamamos essa ideia de IAmbidestria, ou seja, uma forma de integrar a tecnologia da Inteligência Artificial com a responsabilidade da ambidestria corporativa. Entenda melhor neste artigo!
O que é a Ambidestria Corporativa?
O conceito foi popularizado pelos professores Michael L. Tushman e Charles A. O'Reilly III, que introduziram o termo "organizações ambidestras" para descrever empresas que conseguem explorar suas capacidades existentes (operação) e explorar novas oportunidades (inovação) ao mesmo tempo.
A complexidade dessa tarefa surge justamente porque mesmo os resultados mais imediatos são bastante imprevisíveis atualmente. Dessa forma, as organizações devem equilibrar a busca por resultados imediatos com a necessidade de transformação e inovação.
Além disso, aspectos como cultura, liderança, capacitação e apoio da alta gerência podem dificultar a implementação da ambidestria corporativa.
Como a Inteligência Artificial pode ajudar nesse processo
Paralelamente à discussão sobre ambidestria, a IA tem dominado as conversas no debate público desde 2023, especialmente com o ChatGPT.
Porém, para os profissionais de tecnologia, a IA não é novidade. Ela surgiu nos anos 50 com John McCarthy, que criou o termo General AI para descrever uma IA cognitiva semelhante ao pensamento humano, enquanto Norbert Wiener definiu a Narrow AI para algoritmos especializados em atividades inteligentes, como visão computacional e reconhecimento de fala.
Aliás, o próprio ChatGPT não foi uma ideia instantânea. Ele só foi possível com os avanços de Redes Neurais Profundas (Deep Neural Networks) e Transformers, especialmente no campo do Processamento de Linguagem Natural (NLP). Isso, aliado ao aumento da capacidade de processamento proporcionado pelas GPUs, culminaram no lançamento do ChatGPT pela OpenAI no final de 2022, introduzindo a técnica de Foundational Models.
IA Tradicional vs Foundational Models
Hoje, podemos dividir a IA em dois tipos: a IA Tradicional, baseada em algoritmos de aprendizado supervisionado, e os Foundational Models, como ChatGPT, Llama e Gemini.
A IA Tradicional entrega sistemas altamente especializados, que levam um certo tempo para serem treinados, enquanto os Foundational Models utilizam aprendizado não supervisionado, sendo mais generalistas e de uso imediato, embora com menor precisão.
No AI Workshop do Venturus, explicamos todos esses conceitos de Inteligência Artificial e como aplicar no seu negócio! Saiba mais aqui.
IAmbidestria Corporativa
Refletindo sobre esses dois conceitos, Ambidestria e IA, percebemos que estão profundamente conectados. Combinando-os, podemos alcançar uma força de inovação inimaginável até pouco tempo atrás, resultando na IAmbidestria Corporativa.
A IAmbidestria é a capacidade de uma empresa aplicar a IA correta tanto na operação quanto na inovação.
No contexto operacional, a IA Generativa pode simplificar atividades como automação de tarefas, otimização de processos, aumento de produtividade, geração de documentos, busca de informações e auditoria de relatórios, entre outros. Já no campo da inovação, a IA Tradicional pode ser utilizada para previsão de falhas, detecção de capacidade ociosa e precificação de produtos, por exemplo.
Tenha a IA como parceira do seu negócio
Vivemos um momento de constante evolução e aceleração tecnológica. As empresas não podem mais ignorar o poder da IA, assim como não podem deixar de ser ambidestras, focando simultaneamente na eficiência operacional e na criação de novos valores através da inovação.
A IAmbidestria torna-se, assim, não apenas uma ferramenta, mas uma necessidade para empresas que visam prosperar nos próximos anos.
Entre em contato com nossos especialistas para entender como a IA pode ajudar a potencializar a sua empresa.