Depois de praticamente dois anos desde a popularização do ChatGPT e das crescentes discussões sobre Inteligência Artificial que surgiram desde então, já é possível fazer um balanço dos impactos da IA no mundo corporativo? E mais do que isso: o que de fato há de especial da IA para além do hype?
Essas perguntas permearam a palestra de abertura do Gartner ITXPO, que ocorreu na Flórida no último mês, evento no qual o Venturus esteve presente, junto com outras grandes empresas do setor de tecnologia.
Elas também estão na mente de CEOs e CTOs ao redor do mundo, que agora buscam ver resultados palpáveis e mensuráveis do trabalho com IA.
Confira nesse artigo alguns insights sobre o panorama atual da IA e para onde devemos ir nos próximos anos.
IA: Expectativa vs Realidade
Em 2022, uma pesquisa do Gartner mapeou que apenas 20% dos CEOs afirmavam que a Inteligência Artificial teria um impacto significativo nos seus negócios. Em 2023, esse número foi para 59% e em 2024 chegou a 74%.
Esse aumento significativo, especialmente de 2022 para 2023, levou a uma corrida desenfreada por 'soluções de IA' – no sentido mais genérico do termo. Inclusive, falamos sobre esse tema no Futurus, o podcast do Venturus. Ouça abaixo!
Esse cenário resultou em iniciativas com pouco impacto nas receitas das empresas. Tanto é que em uma pesquisa do Gartnet com CIOs, quase metade dos entrevistados (47%) disseram que as iniciativas de IA nas empresas não estavam dando o retorno esperado.
Essa quebra de expectativa mostra que obter ganhos reais de produtividade com IA é mais difícil do que parece.
2025: a IA irá mostrar o seu valor?
Por esse ângulo que foi apresentado, parece que houve muito barulho sobre IA e pouco resultado, certo? Mas não é bem assim. A mesma pesquisa do Gartner mostra um aumento de 10% a 30% na produtividade dos colaboradores entre as empresas pesquisadas, dependendo do grau de senioridade.
Ferramentas de IA realmente podem de fato tornar um negócio ou uma solução mais eficiente. A questão é saber como fazer isso.
É aí que entra o conceito de Proof of Value, ou PoV. Trata-se de um conceito para que as empresas realmente metrifiquem, desde o início, o valor que uma solução de IA pode agregar ao negócio.
É um caminho mais direto do que a Proof of Concept, ou PoC, que segue um trajeto mais longo: da ideia ao desenvolvimento da tecnologia, passando pela implementação nos times e, então, pela mensuração dos custos.
O PoV já é mais direto: qual é o valor que a sua ideia entrega? Será que ela vale o investimento?
Custos das soluções de IA
Investimento envolve custos e soluções de IA não são baratas. Segundo o Gartner, PoCs de IA Generativa custaram entre 300 mil e 3 milhões de dólares para as empresas em 2023.
Essa é uma margem estreita para muitas empresas, que podem enfrentar dificuldades caso não obtenham o retorno esperado.
Mas se a sua empresa souber como manejar esses custos e transformar em resultado, os ganhos com IA podem ser gigantescos. Por isso que o conceito de Proof of Value para soluções de IA é muito importante para 2025.
É o que diferencia as empresas que realmente estão vendo ganhos com a tecnologia, seja em termos de negócio ou em termos financeiros.
Como usar IA para transformar sua empresa
Sem uma abordagem estratégica, IA é só mais uma tecnologia, como tantas outras. Por isso, é importante contar com parceiros tecnológicos, como o Venturus, para mapearem e identificarem formas de usar a tecnologia para realmente transformar seu negócio.
É assim que fazemos com as nossas Consultorias de IA. Nossa abordagem traz conhecimento tanto para quem está começando nesta jornada, quanto para aqueles negócios que já utilizam IA, mas ainda de forma inicial.
Nossa missão é desenhar entregáveis que geram valor de verdade, como o Agentes Inteligentes, e metrificar o impacto que eles podem ter na sua operação.
Há muito para ser transformado com Inteligência Artificial. Veja como podemos fazer isso por você.