As cores estão presentes na nossa vida a todo momento, elas influenciam nossos sentimentos, sensações, vibrações, emoções e comportamentos.
Com todo esse poder, cada cor emite um tipo de significado específico, relevante para a construção de um produto, layout ou alguma arte, carregando com si, a mensagem que desejamos transmitir.
Por conta disso, neste artigo, vamos abordar o estudo da Psicologia das Cores, criado justamente para estudar como o cérebro humano identifica e transforma as cores em sensações ou emoções, e como aplicar isso no seu design.
Como foi feito o estudo da Psicologia das Cores
O estudo sobre como as cores afetam a nossa mente começou com a socióloga e professora Eva Heller, que publicou um livro chamado “A psicologia das cores: como as cores afetam a emoção e a razão”.
A obra foi fruto de anos de pesquisa com 2 mil pessoas, englobando vários fatores étnicos, de idade, sexo e até diferenças culturais e financeiras. Os resultados da pesquisa mostraram que as relações das cores com os sentimentos “dão match” e que isso é resultado de experiências fixadas na nossa linguagem e na nossa mente.
Assim, é claro que na hora de criar um novo produto é preciso considerar esse estudo das cores, uma vez que isso pode afetar inclusive a decisão e opinião do cliente ou consumidor.
Por que usar a Psicologia das Cores?
O efeito da Psicologia das Cores nos projetos de criação é de muita relevância, pois o visual da sua aplicação é o primeiro contato que o usuário tem com a sua plataforma ou produto e é a partir daí que ele se identifica ou não com a sua marca.
A escolha correta das cores garante a eficácia da mensagem, despertando os tipos de comportamentos e sentimentos que você de fato quer.
Estudos de marketing, negócios e análise de mercado mostram que:
92,6% dos entrevistados pela Seoul International Color Expo disseram que colocam mais importância em fatores visuais quando adquirem um produto.
84,7% dos consumidores da mesma pesquisa acham que a cor é fundamental para a escolha de um produto.
90 segundos. É o tempo que o subconsciente de uma pessoa leva para fazer um julgamento com base na visualização inicial, segundo o Institute for Color Research.
Quais sentimentos cada cor transmite?
Cada cor possui sua particularidade e desperta certos sentimentos no usuário. Mas você sabe quais significados e usos cada cor carrega? Vamos entender agora.
Amarelo
A cor amarela desperta confiança, otimismo, clareza e criatividade, além de nos ajudar na tomada de decisões.
Na perspectiva da Psicologia das Cores, o amarelo estimula nossa aptidão mental, ativando o lado analítico e lógico do cérebro, facilitando nas tomadas de decisões de forma lógica e não emocional.
Além disso, ela é uma cor que facilita o armazenamento mental das informações, além de ser a cor mais visível de todas. Por isso, ela é muito utilizada em post-its ou nos pincéis marca-textos originais.
Vermelho
O vermelho é uma cor estimulante, energética, chamativa e intensa, muitas vezes relacionada ao fogo, paixão e excitação. Com todo esse poder, deve-se ter cautela para utilizar, usando em momentos realmente oportunos, como alertas ou avisos urgentes.
Por ser uma cor estimulante, as indústrias alimentícias usam dessa cor para estimular o apetite dos consumidores, a fim de aumentar suas vendas. Temos um grande exemplo, o McDonald’s, que utilizam a Psicologia das Cores, usando vermelho nas suas interfaces e embalagens.
Laranja
A cor laranja carrega consigo sentimentos de felicidade, espontaneidade, entusiasmo, energia, vitalidade, aventura e juventude. Na parte da Psicologia das Cores, o laranja é uma cor muito otimista e que traz confiança.
Nos negócios, usamos o laranja para sugerir aventura, diversão e sinalizar otimismo. Além disso, ele é uma cor bastante utilizada para estimular as vendas em restaurantes e atrair o público mais jovem, como é o caso do canal Nickelodeon.
Verde
O verde é uma cor que está conectada à natureza, ao meio ambiente, vida saudável, relaxante, tranquilidade, novos começos, renovação, paz e equilíbrio.
Em interfaces, o verde também pode significar sucesso e permissão, como, por exemplo, uma mensagem sobre uma ação que você realizou e que gerou algo positivo para você, como uma transação bancária que foi realizada com sucesso.
Azul
A cor azul transmite calma, serenidade e confiança, responsabilidade, honestidade e lealdade. Pelo lado da Psicologia das Cores, o azul representa confiança e responsabilidade.
O azul vai muito bem no mundo corporativo e tende a ser mais utilizado por tipos de negócios mais conservadores, como seguradoras, bancos e empresas financeiras, que prezam pela confiança com seus clientes.
Roxo
A cor roxa carrega consigo um significado muito especial e é uma cor que tem destaque desde a antiguidade. Segundo os estudos da Eva Heller, no passado, a cor roxa era usada como a cor do poder, da governança, sendo até mais poderosa do que usar ouro. Por isso, ela ficou conhecida como a cor da realeza. Além de ter esse significado, ela ainda desperta a imaginação e a criatividade nas pessoas.
É por isso que o Venturus tem o roxo como sua cor principal, uma vez que nosso propósito é a construção do futuro com novas tecnologias, para isso é necessária muita imaginação e criatividade.
Preto
A cor preta é bastante utilizada em interfaces de marcas luxuosas, transmitindo poder, elegância, confiança e formalidade. Além disso, a cor preta esta super em alta quando falamos de Dark Mode (Modo Escuro), um modo de visualização da tela que deixa a visão do usuário menos cansada e até economiza a bateria do seu celular, por usar menos luz.
Além desses benefícios, o Dark Mode deixa a interface mais refinada e confortável aos olhos dos usuários. Vale ressaltar que, dependendo das cores combinadas com o preto, sua interface pode transmitir um visual conservador, moderno, elegante e sofisticado.
Branca
A cor branca é bastante usada em interfaces visuais, principalmente quando queremos destacar alguma cor, imagem, produto ou outro elemento gráfico, pois, como ela é uma cor neutra, seu poder de destaque é grande, já que direciona o olhar ao que você deseja evidenciar.
Além disso, o branco transmite sensação de paz, simplicidade, segurança, leveza, bondade e divindade. Seu uso também está ligado aos profissionais da saúde, como médicos, enfermeiros, dentistas e outras profissões que usam um traje todo branco, para evidenciar justamente a neutralidade, trazer calma, harmonia, limpeza e higiene.
No fim, tudo é cor!
A escolha correta das cores para o seu produto precisa ser pensada não somente pela estética, mas pelo que está por trás daquela cor, para que a mensagem que você quer transmitir através do seu produto seja recebida corretamente pelos usuários.
Vale ressaltar que, se as cores forem escolhidas indevidamente — não visando a mensagem que a empresa deseja transmitir —, temos prejuízos grandes ao produto, já que a mensagem que ele quer passar não será sendo absorvida da maneira esperada pelo usuário.
E aqui no Venturus temos o design como um de nossos principais setores. Entre em contato com a gente e fale com um de nossos especialistas para saber como podemos ajudar a sua empresa!