Neste mês de março, um dos tópicos mais discutidos são os destaques e insights do evento SXSW 2024, que ocorreu nos Estados Unidos, mais precisamente em Austin, no Texas. João Maia, Diretor de Negócios e Marketing, e a Gerente de Operações, Allyn Pierre, representaram o Venturus no evento e compartilham alguns dos pontos importantes que viram por lá.
O que é o SXSW
South by Southwest é um festival com muitos conteúdos simultâneos (um evento com muitos eventos), englobando diversos campos, incluindo tecnologia, música, cinema, mídia e cultura. Essa foi a 37ª edição, e o que começou como um festival de música acabou se transformando em um dos maiores eventos de inovação e criatividade do mundo.
Por que ele é diferente dos outros eventos de inovação?
- Diversidade de tópicos: Enquanto muitos eventos de inovação se concentram apenas em tecnologia e negócios, o SXSW abrange uma ampla gama de temas. Isso o caracteriza como um evento multidisciplinar e interdisciplinar que atrai uma variedade de participantes de diferentes setores e interesses.
- Formato interativo: Palestras, painéis de discussão, workshops práticos, exibições, ativações de marcas, apresentações musicais e exibições de filmes. Esse formato diversificado proporciona uma experiência única de aprendizado, networking e entretenimento para os participantes.
- Experiência diferenciada: As pessoas consomem conteúdo e se conectam o quanto quiser e da forma que quiser. Por ser simultâneo e pela receptividade da cidade, o evento é totalmente personalizado: cada um constrói o seu próprio SXSW.
- Integração da cultura local: o evento integra elementos da cultura local, incluindo música ao vivo, comida, arte de rua e tradições texanas, proporcionando uma experiência autêntica e única para os participantes.
- Espírito de inovação e experimentação: o evento é conhecido por promover um espírito de inovação e experimentação, incentivando os participantes a pensarem de forma criativa.
Um foco em IA e Saúde
Mesmo que eu não quisesse, o assunto Inteligência Artificial dominou o evento, como já era de se esperar. É o assunto mais falado nas ruas, nas palestras e, atualmente, em qualquer empresa.
O tema de IA ficou muito em alta após a popularização do ChatGPT no início do ano passado, algo que até foi reforçado no evento na palestra lotada do Head do ChatGPT, Peter Deng.
Mas a IA é muito mais do que o ChatGPT ou a IA Generativa como um todo. No Venturus, temos diversos projetos diferentes para solucionar problemas com IA. Minha primeira experiência gerenciando projetos de IA foi em 2018 para uma empresa de manufatura, um desafio na época porque era algo tão distante das pessoas.
Nos últimos meses uma das áreas mais promissoras para a aplicação da IA é o campo da saúde, porque há uma procura maior por serviços melhores, personalizados, ágeis e transparentes. Além disso, profissionais de saúde, especialmente após a pandemia, também enfrentam sobrecarga de trabalho. Daí que existe mundo de oportunidades, especialmente com dados e IA.
Abaixo, compartilho algumas palestras que vi sobre o tema e os insights que podemos tirar:
Expect More: Aligning Healthcare with Consumer Tech's Ease and Insight
Esse painel mostrou que futuro da saúde é centrada no consumidor e na experiência dele. A discussão aqui mostrou que o setor de Healthcare precisa desenvolver interfaces digitais para manter suas conexões com o paciente, entendendo-o como um cliente. Inclusive, pensando na inclusão de pessoas que não têm acesso à tecnologia.
Acontece que, segundo os palestrantes, as empresas de saúde estão atrasadas nesse campo, e estão vendo empresas de varejo aparecendo para potenciais clientes como a primeira experiência.
Além disso, outra discussão importante foi sobre os dados. Como dar a uma pessoa acesso a um conjunto massivo de dados sobre sua saúde sem assustá-la ou confundi-la? Por isso a necessidade de pensar também em conjunto com designers e desenvolvedores para apresentar isso de forma amigável.
New Frontiers of Digital Health: Navigating AI, Data & More
Empresas de saúde digital estão focadas em saúde preventiva, tentando evitar o início de doenças antes que elas ocorram. Esta abordagem é desafiadora, pois exige mudança no comportamento das pessoas para adotar hábitos saudáveis consistentemente.
Por exemplo, problemas gengivais podem levar a inflamações crônicas, as quais estão associadas a doenças cardiovasculares e diabetes. Entretanto, a prevenção dessas condições pode ser simples, como manter uma boa higiene bucal. A tecnologia não só pode ajudar a ter hábitos saudáveis de forma consistente, como também mostrar a conexão entre problemas de saúde e a falta desses hábitos.
Outro tema interessante foi a saúde de pets e telemedicina, ambos crescentes na pandemia e com cada vez mais soluções nestas duas frentes. Alguns insights desses temas:
- A tecnologia já oferece ferramentas que podem melhorar essa situação, reforçando a conexão entre profissionais de saúde e pacientes (dentistas, veterinários, dermatologistas e pacientes)
- A IA tem o poder de transformar os dados em ações significativas para que os pacientes executem e os profissionais de saúde acompanham ao longo do tempo. Isso torna a experiência do paciente mais personalizada e mais consciente de seus próprios hábitos.
AI and the Aging Brain: Decoding the Mind
Com a participação de neurocientistas, esse painel trouxe à tona como a IA pode ajudar na neurocirurgia, permitindo aos médicos evitar áreas críticas do cérebro durante procedimentos e abrindo novas possibilidades para o diagnóstico e tratamento de doenças, como AVC, Alzheimer e lesões cerebrais traumáticas.
- Também foi falado sobre o Connectomics, o estudo do conectoma, que é o mapa de conexões neurais dentro do cérebro. A IA pode revolucionar a compreensão do cérebro, com potencial para ajudar a erradicar doenças mentais, neurodegeneração e outras doenças cerebrais, além de desbloquear um potencial humano incalculável.
- IA e aprendizado de máquina estão transformando a compreensão do envelhecimento cerebral, saúde mental e consciência. Mapas cerebrais impulsionados por IA nos fornecem insights personalizados sobre as emoções e intelecto de um indivíduo até condições médicas.
Indo ao SXSW pela primeira vez
Agora falando mais do SXSW propriamente, o slogan de Austin diz: “Keep Austin Weird” e isso diz muito sobre o próprio evento. Austin é peculiar, com um clima diferente de outras cidades americanas, tanto na questão climática, já que é possível ter as quatro estações no mesmo dia, mas também o ambiente, com pessoas dispostas a trocar experiências, discutir inovação e futuro.
O evento também propicia essa troca com a cidade de Austin, porque ele é espalhado em hotéis e diferentes lugares, o que faz você andar e realmente ver várias perspectivas.
É normal ficar com a sensação de que ter perdido algumas boas palestras, mas, baseado no que foi explicado no próprio SXSW, devemos focar no que conseguimos aproveitar. E nesse sentido me orgulhei de mulheres com excelentes conteúdos.
Como aproveitar melhor o SXSW
Através do aplicativo e do site do SXSW, você organiza sua agenda e deslocamentos entre os lugares e se programa as filas em palestras disputadas.
E são diversos formatos possíveis, desde palestras, mentorias e até ativações nas ruas. É realmente muita coisa acontecendo ao mesmo tempo.
Por isso, separei algumas dicas para quem vai ao SXSW de 2025:
- Planeje, mas sem se prender à risca ao planejamento. Busque grupos e blogs que fazem apostas nas palestras imperdíveis.
- Pesquise alguns roteiros dos eventos passados, dicas sobre como aproveitar melhor, como o caso deste texto.
- Selecione somente algumas das palestras famosas, porque elas estarão disponíveis para todo público posteriormente. Experimente alguns painéis mais “intimistas” que permite até perguntas do público.
Palestras do SXSW que valem ver e rever
Por fim, vou listar algumas palestras que já estão disponíveis em vídeo ou áudio sobre diversos temas. São tendências e geram boas visões para se aprofundar no tema posteriormente. Além disso, tem bons palestrantes e empresas para seguir que geram conteúdos e discussões interessantes: