Os cuidados de saúde agregam múltiplas disciplinas, etapas e agentes. Tudo começa com a ida do paciente ao consultório, depois a realização de exames, o diagnóstico, a receita médica e, por fim, a adesão terapêutica. São muitas variáveis que podem ocorrer durante esse caminho, mas com o auxílio da tecnologia, o mapeamento da jornada do paciente pode ser facilitado.
Esse mapeamento é ainda mais importante no contexto atual, no qual o pensamento do tratamento milagroso tem sido substituído, gradativamente, pela ideia de prevenção. No entanto, a tarefa demanda mais disciplina e engajamento do próprio paciente.
É aí que entra o uso da tecnologia na área da saúde, para ajudar tanto os médicos quanto a jornada do paciente.
Paciente como agente da própria saúde
O desafio aqui é convencer o paciente de que ele é o agente mais importante da própria saúde. De nada adianta ele ir ao médico, fazer os exames, mas não seguir a terapia, quando necessário.
Imagine uma receita, em papel, com três medicamentos. O paciente vai à farmácia, mas só encontra dois medicamentos. Esquece do terceiro e segue com suas atividades. Os dias passam e ele segue sem o terceiro medicamento receitado. Nesse cenário, 33% da adesão terapêutica foi comprometida, algo que pode ser decisivo para o desfecho do caso.
Isso sem falar dos inúmeros pacientes crônicos que não tomam seus medicamentos de acordo com a posologia, nos intervalos determinados, comprometendo sua condição.
De outro lado, temos empresas da saúde, operadoras e prestadores, precisando otimizar seus recursos, buscando maior eficiência. Para isso, é necessário reduzir o absenteísmo, monitorar a satisfação do paciente e a adesão terapêutica.
Onde entra a tecnologia
O engajamento do paciente e o acompanhamento da jornada dele podem ser facilitados pela tecnologia. Mas os profissionais de saúde também devem aprender e usar mais as tecnologias que podem revolucionar o setor, como a Inteligência Artificial.
Por exemplo, o agendamento de consultas, o atendimento, o plano de tratamento, todas essas etapas podem contar com suporte tecnológico interativo, personalizado e humanizado.
A IA Generativa, por exemplo, pode ser uma aliada para ter agendamentos facilitados com chatbots avançados. Eles utilizam linguagem natural para se comunicar e podem entender as necessidades do paciente de forma mais assertiva, melhorando o processo de triagem.
No plano de tratamento, o uso da IA combinada com gestão de dados pode dar mais sustentação para a recomendação médica, já que leva em conta histórico de exames, hábitos do paciente e diagnósticos passados.
Já o monitoramento e o acompanhamento da adesão terapêutica são muito mais viáveis e efetivos com o uso da IA Generativa. Ela pode auxiliar no envio de mensagens para orientar o paciente durante o tratamento, por exemplo, inclusive respondendo dúvidas.
Há muito a ser explorado nesse campo, como foi discutido no podcast Futurus sobre o uso da tecnologia na saúde. Vale escutar!
O Venturus auxilia o seu negócio na transformação digital
A tecnologia serve como uma excelente aliada para mapear de forma efetiva a jornada do paciente, desde a consulta até o tratamento.
O setor da saúde é um dos focos de atuação do Venturus e temos times de diversas áreas para auxiliar na concepção de soluções inovadoras.
Entre em contato com nossos especialistas e saiba como podemos ajudar o seu negócio!