Recentemente, foi anunciada uma nova certificação da AWS, uma das maiores plataformas de computação em nuvem, na área de Inteligência Artificial (IA), a AWS Certified AI Practitioner.
Ainda em fase Beta, esse movimento reflete a tendência do mercado de dar cada vez mais atenção às ferramentas de IA e de capacitar profissionais para dominarem essa tecnologia, tornando-os mais competitivos no mercado.
Uma pesquisa da AWS, por exemplo, mostrou que os empregadores estão dispostos a pagar, em média, 40% a mais para profissionais qualificados em IA.
O que é a certificação AI Practitioner?
A AWS Certified AI Practitioner tem como principal objetivo validar os conhecimentos nas áreas de aprendizado de máquina (Machine Learning – ML) e IA Generativa, sendo destinada aos profissionais que tenham familiaridade com essas tecnologias, independentemente de já trabalharem na área ou não.
Essa certificação da AWS faz parte da categoria de certificações fundamentais (Foundational), sendo a segunda dessa categoria, ao lado da Cloud Practitioner, e segue o mesmo propósito: ser a porta de entrada no assunto abordado.
O que significa a AI Practitioner estar em Beta?
Certificações AWS em estado Beta indicam que a prova ainda está sendo validada em termos de conteúdo e questões. O objetivo é testar o exame, obter feedback dos candidatos e, consequentemente, ajustar o conteúdo com base nas métricas coletadas.
Quanto à validade, caso o candidato seja aprovado, ele obtém a certificação normalmente, com a mesma validade de um exame oficial, geralmente na faixa dos 2 a 3 anos.
Quão importante é obter essa e outras certificações?
Independente da área de atuação dentro da tecnologia, certificações são sempre muito bem vistas. No caso específico da Cloud, quase todas as empresas utilizam alguma forma de computação em nuvem, o que torna uma certificação na área um diferencial significativo no mercado.
No caso dessa certificação, a IA é a tecnologia que está no centro das discussões tecnológicas atuais, e obter uma certificação nesse campo não só traz visibilidade para sua carreira, como também o prepara para contribuir ativamente no principal tema da tecnologia do momento!
Empresas buscam por profissionais especializados em IA
O AI Index Report 2024, da Universidade de Stanford, mostra que o número de postos de trabalho que requerem IA só vem aumentando nos últimos 5 anos. As áreas mais buscadas são, na ordem, IA Generativa, Machine Learning, Engenharia de Prompt e Redes Adversárias Generativas (GANs)
Já um estudo da consultoria McKinsey com mais de 1.600 empresas revelou que 55% dessas companhias já estavam implementando IA nas operações, maior valor da série histórica iniciada em 2017.
Ou seja, tudo isso demonstra que profissionais especializados em IA estão em linha com as profissões que dominarão o mercado de trabalho nos próximos anos.
Foi o que comentei no podcast Futurus sobre o uso da IA para aumentar a produtividade. Hoje a gente está vivendo uma nova era, onde os desenvolvedores buscam fontes de informação direto nas ferramentas de IA e por isso é tão importante dominar essas plataformas.
Por onde começar para tirar a certificação da AWS?
O site oficial oferece um guia para se preparar para o exame, e recomendo fortemente consultá-lo antes de recorrer a qualquer outro conteúdo externo.
Depois de entender o que será abordado no exame e estudar as recomendações oficiais, sugiro anotar os pontos que gerarem mais dúvidas e buscar materiais complementares que se adequem ao seu estilo de estudo, como vídeos, artigos, podcasts ou fóruns.
A AWS também disponibiliza diversos conteúdos e treinamentos em suas plataformas oficiais, todos validados e curados pela equipe técnica da AWS.
Conheça o vnt/school
Para além das certificações da AWS, o Venturus também oferece uma porta de entrada para o mercado de tecnologia em diversas áreas com o vnt/school. Lá, oferecemos cursos e treinamentos técnicos tanto para quem é da área, quanto para quem deseja migrar.
Por isso, fique de olho nas comunicações do Venturus nas redes sociais para novos cursos que vamos lançar!