A área de Quality Assurance (QA) está sempre passando por transformações, assim como as outras áreas de desenvolvimento. Surgem novas abordagens para desempenhar o trabalho, aprimorando processos e assegurando entregas mais eficientes.
Nesse contexto é que entram os “Mind Maps” ou Mapas Mentais no dia a dia. Esta técnica visual de organização de informações tem se mostrado uma aliada indispensável dos profissionais de QA, proporcionando uma maneira eficaz de mapear processos, identificar problemas e planejar estratégias.
Vamos explorar neste artigo mais sobre o que são os Mapas Mentais, seus benefícios para a área de QA e como criá-los de forma assertiva.
O que é Mind Map
O Mind Map é um diagrama que possibilita a organização e a visualização de informações de maneira estruturada e lógica. Seu propósito é representar as conexões que nosso cérebro é capaz de estabelecer para atingir um objetivo.
Normalmente, a ideia central é representada no centro do mapa, com linhas ou ramificações que se estendem a partir dela, representando tópicos secundários ou subtemas. Esses subtemas podem, por sua vez, ter ainda mais ramificações, representando ideias ou conceitos mais específicos.
Benefícios de usar Mind Map em QA
O uso de Mapas Mentais traz vários benefícios para a cobertura de QA. Separamos os três mais importantes:
- Organização e Visualização: A natureza visual dos Mind Maps permite organizar e estruturar de forma intuitiva os requisitos, casos de teste, cenários e outros elementos do processo de QA. Essa organização facilita a compreensão do panorama geral e a identificação de possíveis falhas.
- Brainstorming e Criatividade: A estrutura aberta e flexível estimula o brainstorming e a criatividade durante a fase de planejamento de testes. A visualização das ideias permite explorar diferentes possibilidades e identificar pontos de otimização.
- Comunicação: Eles servem como ferramentas de comunicação poderosas, facilitando o compartilhamento de informações entre membros da equipe de QA, desenvolvedores e stakeholders. A clareza visual e a estrutura lógica do mapa promovem um entendimento comum dos objetivos e do escopo do projeto.
O Venturus adota a estratégia de Mind Maps no desenvolvimento de novas soluções, garantindo assim uma entrega mais eficaz e segura. Entre em contato com nossos especialistas e entenda como podemos alavancar os resultados do seu negócio!
Como fazer um Mind Map
Imagine que você é um profissional de QA e um cliente solicita uma nova funcionalidade para o produto. Com isso, uma ou várias user stories são criadas para fornecer valor ao cliente.
O QA participa dessa etapa de construção do user story e dos critérios de aceitação. Essa é essencial para montar o Mind Map, já que é com esse contexto que ele vai extrair informações para criar o mapa e os galhos que vão estar nesse diagrama.
Então, o foco é o user story e a partir dele é que a comunidade tecnológica de QA do Venturus elaborou os cinco galhos principais para cada user story: estratégia, dados, riscos, ambiente e cenários, como na imagem acima.
Galhos do Mind Map
O primeiro galho ficou definido como de estratégia. É ali que se define quais tipos de testes serão usados, se serão funcionais, automatizados ou apenas smoke test, por exemplo.
Já o segundo galho é representado pela massa de dados, ou seja, o que será necessário ter em mãos para chegar até o requisito da user story. Por exemplo, perfil de usuário, arquivos utilizados, imputs de entradas e outros dados.
No terceiro galho são traçados os riscos, como a falta de protótipo, falta de ambiente de QA, indefinição de user story e outros.
Já no quarto galho é traçado o ambiente, ou seja, onde se os testes serão executados: em ambientes de QA ou um smoke testing em um ambiente de UAT, por exemplo.
Por fim, no quinto ramo são listados os cenários de teste, divididos em ramificações que representam o que será testado. Após a listagem dos cenários, são divididos em duas possibilidades: o positivo (ou happy path) e os alternativos. Em seguida, são inseridos os critérios de aceitação e iniciada a redação dos casos de teste, que descrevem como os testes serão realizados.
Mind Maps são essenciais para a cobertura de QA
Sem Mapas Mentais bem estruturados é muito mais provável que seu time dê muitas voltas antes de chegar ao objetivo, resultando em retrabalho e perda de recursos.
Os Mind Maps facilitam a organização, a comunicação, a criatividade e a detecção de falhas, permitindo que os profissionais de QA trabalhem de forma mais eficiente e estratégica, garantindo a entrega de produtos de alta qualidade.
Quer saber como o Venturus pode ajudar o seu negócio a ter resultados ainda melhores? Fale com os nossos especialistas e entenda como podemos te ajudar.