O Venturus inaugurou o novo Centro de Excelência em Computação Quântica, iniciativa pioneira para investir em inovação em uma tecnologia com enorme potencial de uso em diversos setores da economia.
No evento, o Venturus anunciou parcerias com empresas e startups de computação quântica, além de fazer demonstrações de pesquisas que já estão em desenvolvimento na área.
Em seu discurso de abertura, o Diretor Geral do Venturus, João Sato, pontuou que a inauguração do CDE marca um passo importante tanto para o Instituto quanto para o futuro tecnológico do Brasil.
O CDE em Computação Quântica é um dos três Centros tecnológicos que serão inaugurados, sendo os outros dois de Inteligência Artificial e Blockchain.
Como vai funcionar o CDE de Computação Quântica
O Centro de Excelência de Computação Quântica servirá como uma ponte entre pesquisadores, universidades, startups e empresas que queiram desenvolver soluções utilizando essa tecnologia.
Além da parte de negócio, o CDE também servirá para formação de mão de obra qualificada na área de tecnologia, antecipando as futuras necessidades do mercado nesse campo.
Assim, o objetivo central do CDE é tornar o Venturus uma referência nacional e internacional no uso da Computação Quântica.
Para viabilizar essa tarefa, o Venturus equipou o Centro com um servidor Dell com 4 GPUs modelo H100 da Nvidia, um supercomputador, sendo a primeira instalação do tipo na América Latina.
Parcerias para desenvolver a Computação Quântica
Já de saída, o Venturus terá como parceira a QuERA, empresa americana líder na comercialização de computadores quânticos de átomos neutros. Essa colaboração é a primeira do tipo na América Latina.
Essa parceria se concentrará em diversas áreas importantes, como o desenvolvimento de aplicações quânticas adaptadas a vários setores da economia, como agricultura, finanças, saúde e logística ; e também criará programas educacionais e de treinamento para formar a mão de obra especializada em computação quântica.
Além da QuEra, o Venturus também terá uma parceria com a startup brasileira QuaTI, focada em desenvolvimento de pesquisa, cursos e consultoria na área de computação quântica.
Computação Quântica dentro do Venturus
A Computação Quântica promete revolucionar diversas áreas da sociedade, uma vez que oferece um poder de processamento muito mais elevado do que os computadores comuns para determinadas tarefas.
Dessa forma, é possível solucionar problemas mais complexos e tornar mais eficientes sistemas de detecção de fraude no sistema financeiro, acelerar o desenvolvimento de medicamentos na área da saúde ou otimizar o sistema de trânsito, por exemplo.
Essas são algumas das aplicações possíveis para a tecnologia quântica, mas ainda há muito mais para ser explorado.
No Venturus, já oferecemos serviços dessa tecnologia, como a experimentação de otimização e simulação quântica, que podem trazer mais eficiência para a tomada de decisão e agilidade nos processos no futuro.
Também fazemos uma avaliação de risco de segurança cibernética do seu negócio. A tecnologia quântica é muito importante para a criptografia de dados e proteção dos sistemas, por exemplo. Com o Venturus, fazemos essa avaliação e fazemos um acompanhamento contínuo para garantir a segurança da empresa.
O futuro quântico é agora
A inauguração do Centro de Excelência em Computação Quântica é o primeiro passo do Venturus para o futuro quântico, que se avizinha nos próximos anos.
E é importante que o seu negócio esteja atualizado com as principais tecnologias que dominarão o cenário nacional e internacional.
Para entender como podemos auxiliar a sua empresa nessa empreitada, fale com os especialistas do Venturus!